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terça-feira, 02/06/2009
Ler e Escrever

Secretário Paulo Renato abre mostra sobre Programa Ler e Escrever

Público vai poder conhecer os 812 livros enviados às escolas Nesta quarta-feira (03/06), às 9 horas, o secretário estadual da Educação, Paulo Renato Souza, apresenta a coleção de livros e […]

Público vai poder conhecer os 812 livros enviados às escolas

Nesta quarta-feira (03/06), às 9 horas, o secretário estadual da Educação, Paulo Renato Souza, apresenta a coleção de livros e de materiais que fazem parte do Programa Ler e Escrever. São 812 títulos de gêneros literários diversos que buscam desenvolver o domínio e o hábito da leitura e da escrita nos alunos das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. No total, são 1,8 milhão de exemplares comprados junto a 80 editoras. A Mostra do Programa Ler e Escrever permanecerá aberta ao público durante 15 dias.

O Ler e Escrever tem ações específicas para cada série. O objetivo é tornar todas as crianças alfabetizadas aos oito anos de idade, permitindo uma progressão melhor das crianças na sua vida escolar. A primeira fase do projeto teve início em 2007, com a implantação das iniciativas nas escolas da Capital paulista. Em 2009 o programa foi expandido para o interior e litoral. Os resultados já começam a aparecer, com a alfabetização aos 8 de idade passou de 87,4% para 90,2% entre 2007 e 2008

Na 1ª série do Ensino Fundamental, foi instituído o Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização. Por meio de parcerias com universidades, um segundo professor atua nas classes, como auxiliar. Eles prestam atendimento às crianças em processo de alfabetização e ajudam na organização das aulas; em troca, recebem uma bolsa-auxílio.

Na 2ª série, intensifica-se a formação dos educadores e existem materiais específicos para este nível educacional. Para a 3ª série, a iniciativa promove o Programa Intensivo no Ciclo I – PIC de 3ª série. O projeto tem como objetivo reforçar as competências de leitura e escrita, adequando o currículo desta série às necessidades de aprendizagem daqueles que não tiverem alcançado o nível necessário nos dois primeiros anos de escolarização. Para a fase final do Ciclo I do Ensino Fundamental, existe o Projeto Intensivo no Ciclo I – PIC de 4ª série, que propõe várias estratégias de oportunidades aos alunos que não tenham o domínio da leitura e da escrita de avançarem na aprendizagem.

Durante todo o Ciclo I existe uma rede de apoio aos professores, com programas de formação continuada e materiais específicos à cada série.

No ano passado, por meio do Ler e Escrever, além dos livros de literatura e material didático especializado, também foram enviados para as escolas 5.839 unidades de globos terrestres, 96.300 alfabetos e 531.996 exemplares de revistas e histórias em quadrinhos para os alunos do Ciclo I.