terça-feira, 27/11/2012
Últimas Notícias

Alunos do interior de São Paulo lançam livro sobre justiça e cidadania

Qual o valor dos direitos e deveres na vida da sociedade? Durante o ano letivo de 2012, cerca de 3,6 mil alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental de escolas da rede estadual de São Carlos, interior do estado, debateram o assunto em sala de aula, com o objetivo de fomentar a discussão. […]

20120925_headers_so_carlos_secretario_620

Qual o valor dos direitos e deveres na vida da sociedade? Durante o ano letivo de 2012, cerca de 3,6 mil alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental de escolas da rede estadual de São Carlos, interior do estado, debateram o assunto em sala de aula, com o objetivo de fomentar a discussão.

O resultado dos encontros gerou o livro “A Escola e a Justiça: trilhando parcerias”, lançado na última sexta-feira (23) em solenidade no Fórum da cidade. O evento contou com a presença do secretário da Educação, Herman Voorwald e também de juízes, promotores e advogados.

Durante o ano letivo, as escolas estaduais dos municípios de São Carlos, Itirapina e Ibaté receberam visitas semanais de juízes, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, policiais civis e militares que tiraram as dúvidas de crianças entre 9 e 11 anos sobre leis e justiça. Das conversas sobre o tema surgiram textos e desenhos relacionados à cidadania, direito e deveres, material principal do livro lançado pelos estudantes.

Programa Vence: confira as instituições, vagas e regiões que oferecerão os cursos técnicos

Última chamada: matrículas e outras inscrições importantes terminam no dia 30

Clubes Juvenis despertam espírito de liderança em alunos do Ensino Integral

“Trabalhamos com alunos e professores por meio da “Cartilha da Justiça” e é assim que estamos criando bons cidadãos, com o amadurecimento dos educadores e estudantes”, comenta Débora Blanco, Dirigente de Ensino de São Carlos.

Para o secretário Herman Voorwald, este projeto deve ser ampliado para toda a rede de ensino estadual e para isso, convidou um dos idealizadores da ação, o Juiz de Direito de São Carlos, Dr. André Luiz Macedo, para participar da próxima reunião com dirigentes de ensino e explicar todos os vieses da ação.

“Este trabalho tem o envolvimento de toda a sociedade e viabiliza às crianças o entendimento da sua responsabilidade na construção de um país digno. Como secretario, farei o possível para que o projeto seja expandido para toda a rede de ensino estadual”, concluiu.