O secretário Rossieli Soares recebeu nesta quarta-feira (17) o presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli, para discutir parcerias e estratégias voltadas às ações educacionais no estado de São Paulo.
A pauta da reunião incluiu a discussão de parcerias e o alinhamento de diversas possibilidades de atuação em conjunto, além de fomentar o compromisso à gestão consciente. “A conversa com o presidente Decotelli foi muito importante porque falamos de como buscar mais eficiência nos recursos para a educação, e São Paulo irá realizar esforços para contribuir com a instituição”, afirma.
Carlos Alberto Decotelli destacou a importância dessas parcerias com todos os atores da federação.”Viemos aqui para aproximar as ideias e fomentar políticas nacionais. Queremos entender a experiência de São Paulo para aplicar as boas práticas no Ministério da Educação. Esse é um constante diálogo profissional com os gestores da educação”, explica.
Um dos temas abordados foi a possibilidade de um co-financiamento para a construção de creches no Estado de São Paulo, algo já atendido pelo Programa Creche Escola. Nesse novo modelo de atuação, a União cederia recursos em conjunto com os municípios e o estado para a construção de novas unidades. “A obra seria co-financiada por três quadros, um modelo novo que queremos construir em conjunto”, pontua o secretário Rossieli.
Além das parcerias, a reunião também discutiu o soluções para o novo Fundeb. Em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), o Núcleo de Métodos Quantitativos do FNDE está coordenando os simuladores de algoritmos acadêmicos de ciências exatas para adequar indicadores e estudos às diferentes realidades entre os estados brasileiros.
Livro sobre gestão será publicado por todos os estados
Além das pautas, Decotelli também levantou a possibilidade do secretário Rossieli Soares ser colaborador de um livro sobre gestão pública na educação. A ideia é que cada estado contribua com cases do uso de recursos públicos em políticas de alto impacto na sociedade. “Cada estado terá 20 páginas para escrever sua realidade, sua maneira de ver e o que funciona em sua gestão financeira da educação”, ressalta Decotelli.
O livro tem previsão de publicação em julho deste ano, pela Casa da Moeda.