terça-feira, 14/05/2019
Agenda do secretário

Secretário Rossieli Soares participa do lançamento do programa “Na Paz, na Vibe”, da UNDIME-SP

Programa visa conscientizar sobre a importância do bem-estar social dos estudantes

O Secretário da Educação Rossieli Soares participou nesta terça-feira (14) do lançamento do programa “Na Paz, na Vibe”, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), em evento realizado na Bett Educar, em São Paulo.

A mobilização visa criar uma série de palestras e ações nas escolas para promover o bem-estar emocional dos alunos e desenvolver competências socioemocionais, um dos pilares do programa Inova Educação, lançado na última semana, e a importância da cooperação entre entes federativos. “Para o jovem aprender, precisamos de um currículo que seja centrado nele, com aulas interativas, com equilíbrio entre tolerância e exigência e também um papel ativo no estudantes: eles aprendem mais quando fazem parte do processo de aprendizagem, e não ficam apenas sentados, recebendo o conhecimento”

O evento contou com a presença de autoridades da UNDIME, que fizeram o lançamento oficial do programa “Na Paz, na Vibe”. “Falamos muito de habilidades cognitivas e raciocínio lógico, mas as habilidades emocionais são fundamentais para uma vida plena dentro e fora da escola. Nosso programa visa construir usso”, diz Cristina Berthold, secretária de articulação da UNDIME-SP.

A campanha será dividida em etapas de mobilização em macrorregiões e municípios e terá uma série de políticas públicas, além de material de comunicação, com o intuito de explicar as habilidades socioemocionais e sua importância dentro da educação. “A mobilização da UNDIME é feita sempre pensando em melhorar o relacionamento humano. A ideia central é construir essa temática junto aos professores e diretores, nas HTPCs, em reunião de pais e outros momentos”, cita Marcelo Batista, secretário de comunicação da UNDIME-SP.

Parceria entre municípios e estado é reforçada

Um dos principais pontos levantados pelo secretário Rossieli Soares foi a necessidade de unir esforços e construir uma rede pública de educação, numa colaboração conjunta entre diversos entes federativos.  “Um dos pontos menos falados do Inova Educação é que ele cria uma rede paulista de educação. Precisamos unificar vontades e construir um sistema efetivo de educação, que olha desde o transporte até o objetivo de verificar qual educação queremos para nosso estado”, pontua o Secretário.

Para o secretário, a introdução da tecnologia e da cultura maker no currículo escolar é um desafio amplo e uma responsabilidade de todos. “Não existe uma rede particular ou uma rede estadual. O aprendizado é uma responsabilidade de todos, e só será feito em conjunto se existir uma rede pública de Educação”.

Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da UNDIME, reforça o compromisso: “Acredito que temos muito a entregar juntos na sociedade paulista pensando na colaboração entre diretorias, municípios, estado e União. Não é só transporte, não é só educação. São desafios grandes que precisam de parceria”.