• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 11/08/2016
Agenda do secretário

Secretário e alunos da rede experimentam novo cardápio da alimentação escolar

Junto com a chef Janaina Rueda, merendeiras prepararam estrogonofe de frango

Durante a manhã desta quinta-feira (11), o secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini, experimentou ao lado dos alunos da E.E. Maria José, localizada na região central de São Paulo, um novo prato do cardápio da alimentação escolar. Na ocasião, Nalini provou estrogonofe de frango, executado pelas merendeiras da escola Ana Angélica Santana e Irene Pacheco e sob a supervisão da chef Janaina Rueda.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O prato é uma das dez novas receitas do cardápio da alimentação escolar, assinados pela chef e supervisionados pelos nutricionistas da Educação. Para o secretário, além de muito saborosa, as novas receitas têm um papel fundamental na educação dos alunos. “Por meio da alimentação, a criança passa a conhecer os produtos que ela consome, a qualidade e a atividade que vai gerar uma transformação no seu corpo”, disse.

Ele reforçou ainda a importância de oferecer alimentos saudáveis aos estudantes, aliada ao sabor especial que a Janaina, junto com as cozinheiras da escola, está preparando. “Nós sabemos que o maior tempero é o amor. Ver isso acontecer é, portanto, algo que nos dá muita alegria”, disse.

Piloto

Os alunos da E.E. Maria José foram os primeiros a provarem os novos pratos do cardápio da alimentação escolar. A aprovação, principalmente em termos de sabor, foi satisfatória, de acordo com o diretor da escola, Vladimir Fragnan. “O ponto do alto do projeto é ver os alunos trocando a comida da cantina pela merenda que a gente oferece. Normalmente, servimos uma média de 500 crianças neste período, mas nestas duas semanas, chegamos a atender 800”, afirmou.

O principal objetivo do projeto “Cozinheiros da Educação” é agradar o paladar dos estudantes, sem esquecer das taxas nutricionais previstas na alimentação diária. A elaboração dos novos pratos prioriza alimentos frescos e nutritivos, que já estão disponíveis na despensa das unidades escolares, com supervisão de nutricionistas da Educação e apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Durante os próximos meses, estão previstos treinamentos para mais de duas mil merendeiras da rede estadual de ensino, com técnicas de preparo e sugestão de temperos da chef Rueda. A previsão é que em três anos todos os alunos da rede tenham acesso ao novo cardápio.