segunda-feira, 14/10/2019

Matrícula de novos estudantes na rede segue até o fim do mês

Prazo final vai até o fim do mês; matrículas podem ser realizadas no poupatempo ou nas escolas

O prazo para matricular novos estudantes na rede estadual vai até o dia 31 de outubro. Os responsáveis dos jovens vindos de outros estados, da rede municipal ou da rede particular devem procurar a escola pública, tanto municipal quanto estadual, ou os Postos do Poupatempo e apresentar RG ou certidão de nascimento e comprovante de endereço.

Atualmente, mais de 2,5 milhões de responsáveis pelos estudantes matriculados nas escolas estaduais de São Paulo fizeram a matrícula, e a Secretaria da Educação espera que esse número cresça com os novos adeptos. “Queremos que o cadastro seja todo feito online a partir do ano que vem. Estamos ampliando o leque de opções, uma vez que o pai ainda terá a escola e a secretaria como apoio para realizar a matrícula. Queremos otimizar o pessoal e também tornar o processo mais automático”, afirma Renilda Peres, chefe de gabinete na Educação.

A matrícula na rede pode ser feitas nas próprias escolas e no Poupatempo, nas 72 unidades fixas, mediante agendamento prévio. Para solicitar o serviço basta acessar um dos seguintes canais de atendimento: o portal na internet, o aplicativo SP Serviços ou por meio dos totens de autoatendimento, distribuídos nos shoppings, supermercados, estações de Metrô e CPTM.

Na data e horário marcados, os interessados precisam levar ao Poupatempo, o RG ou a certidão de nascimento, além do comprovante de endereço do estudante. Para os menores de 18 anos é necessário estar acompanhado pelo representante legal, devidamente identificado. Concluída a inscrição nos postos, o cidadão receberá um comprovante de inscrição para acompanhamento do resultado de sua matricula.

Vale lembrar que, para jovens do Ensino Médio, a matrícula também abrange o ensino médio técnico, com 7 opções de cursos: Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet (Programação Web), Administração, Recursos Humanos, Marketing, Contabilidade e Logística. “Nossa rede tem demanda por educação técnica. Segundo pesquisa realizada ainda nesse ano, 20% dos estudantes da rede querem se aprofundar em educação técnica e profissional. Nossos jovens não sabem as oportunidades que existem na área técnica, e isso é um problema da sociedade”, explica o secretário Rossieli Soares.