terça-feira, 12/05/2015
Pais e Alunos

Seguem abertas as inscrições para o Parlamento Jovem

Estudantes do Ensino Médio matriculados na rede estadual paulista podem se inscrever até 12 de junho

Alunos do Ensino Médio podem vivenciar o dia a dia de um parlamentar, propondo novas ideias, discutindo propostas e pensando no bem coletivo. Basta elaborar um projeto de lei e se inscrever no site da Câmara dos Deputados para participar do Parlamento Jovem. As inscrições vão até o dia 12 de junho e o programa ocorrerá de 21 a 25 de setembro, em Brasília.

Para ser um jovem parlamentar, os interessados devem estar matriculados no Ensino Médio ou Técnico – possuir uma declaração de matrícula e termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis -, ter entre 16 e 22 anos de idade e elaborar um projeto de lei com foco na agricultura, cultura, defesa do consumidor, direitos humanos, educação, emprego, habitação, juventude, natureza, saúde ou segurança pública.

Acesse o site para inscrições

Após seguir todos os procedimentos, o estudante deverá entregar toda a documentação na secretaria da escola, que encaminhará o material para o coordenador do programa na Secretaria da Educação. O aluno também pode encaminhar todo o material diretamente ao coordenador estadual do programa na Educação. Nesta opção, o projeto de lei e a ficha de inscrição deverão estar em formato Word e os demais documentos deverão ser digitalizados e enviados para o e-mail saopaulo.pjb2015@gmail.com

O programa ocorrerá do período de 21 a 25 de setembro, em Brasília. Os candidatos poderão inscrever seus projetos até o dia 12 de junho. O interessado pode encontrar mais informações na seção 3 do Manual de Procedimentos.

Os candidatos ainda podem tirar todas as dúvidas pelo telefone (11) 3866-0611 ou por meio do e-mail do coordenador do Parlamento Jovem Brasileiro na Educação, Sergio Luiz Damiati: sergio.damiati@educacao.sp.gov.br.

Sobre o programa

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa voltado para estudantes do Ensino Médio, realizado anualmente pela Câmara dos Deputados, e que tem como objetivo propiciar aos jovens a vivência do processo político e democrático com a participação de uma simulação da jornada parlamentar, durante uma semana, em Brasília, com diplomação, posse e exercício de mandato como Deputado Jovem.