sexta-feira, 13/05/2005

Segunda edição reúne prefeitos E secretários de Sorocaba e região

Em Piracicaba são esperados 90 prefeitos Depois de Álvares Machado e Sorocaba, nesta segunda-feira, 16 de maio, a Secretaria de Estado da Educação realiza em Piracicaba o Fórum Regional Governo […]

Em Piracicaba são esperados 90 prefeitos

Depois de Álvares Machado e Sorocaba, nesta segunda-feira, 16 de maio, a Secretaria de Estado da Educação realiza em Piracicaba o Fórum Regional Governo Educador, que está levando aos prefeitos do Interior as ações do Estado para a Educação, com o objetivo de integrar os poderes executivos estadual e municipal para melhorar a qualidade da escola pública.

O primeiro fórum foi realizado em São Paulo, em março, e teve grande representatividade dos prefeitos do Estado. Mais de 540 municípios se fizeram representar no evento, 425 deles pelos próprios prefeitos. Com isso, o encontro serviu para abrir espaço para a melhoria da escola pública por meio da integração e cooperação entre as esferas estadual e municipal de governo. No final de abril, a cidade de Álvares Machado, no extremo oeste paulista, inaugurou o circuito do interior e sediou a segunda edição do Fórum Regional Educador, com a participação de prefeitos e secretários de 50 cidades da região.

SOROCABA

A comitiva liderada pelo secretário Gabriel Chalita esteve em Sorocaba, onde, nesta sexta-feira, 13, foi realizada a terceira edição do encontro do Fórum Regional Educador.

Ao todo, 24 prefeitos, 13 secretários e 16 representantes de cidades da região de Sorocaba compareceram ao encontro. Eles assistiram ao vídeo que mostra as principais parcerias entre o Estado e as prefeituras, e ouviram atentamente as palavras do secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita.

De acordo com o secretário, um das ferramentas mais eficientes é a parceria. “É ótimo quando o Estado constrói escolas e a prefeitura ajuda a conservar. Este é um bom exemplo de como as ações em conjunto podem dar certo.” Em seguida, o secretário conversou separadamente com os prefeitos e secretários de várias cidades, ouvindo reivindicações e discutindo a assinatura de novas parcerias.

Nos Fóruns, são discutidos temas como Programa Escola da Família, Programa de Educação Continuada, Programa de Alfabetização e Inclusão, capacitação de professores, Alimentação Escolar, Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), Obras, Municipalização e Transporte Escolar.

Em Piracicaba, o fórum vai atender os municípios de Aguai, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Águas de São Pedro, Americana, Amparo, Analândia, Araras, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Brotas, Cabreúva, Caconde, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capivari, Casa Branca, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Cosmópolis, Divinolândia, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Ipeúna, Iracemápolis, Itapira, Itatiba, Itirapina, Itobi, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Leme, Limeira, Lindóia, Louveira, Mococa, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Mombuca, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara D’oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Santo Antônio De Posse, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Pedro, São Sebastião da Grama, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tambaú, Tapiratiba, Torrinha, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Vargem Grande do Sul, Várzea Paulista e Vinhedo.

Fórum Regional Governo Educador
Data: 16.05.2005 – Sexta-feira