terça-feira, 23/08/2005

Segundo aniversário do Escola da Família reúne quase duas mil pessoas no Anhembi

Evento que reuniu autoridades, parceiros e educadores do Programa foi marcado pela entrega, ao governador, de prêmio com reconhecimento internacional “Reinventar a vida a cada final de semana”. A frase […]

“Reinventar a vida a cada final de semana”. A frase mostra bem o clima da abertura do II Congresso de Educação que marca os dois anos do Programa Escola da Família , na manhã desta terça-feira, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna , um dos parceiros do programa que abre as escolas estaduais aos sábados e domingos para atividades de esportes, cultura, lazer e educação para o trabalho, citou o irmão para confirmar o sentimento de mudança para melhor, não só nas escolas, mas ao redor delas. “Certa vez, o Ayrton disse: ‘Se a gente não pode voltar atrás e fazer um novo começo, podemos recomeçar e fazer um novo fim’ ”, disse Viviane.

O secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, lembrou que o programa deve levar em conta a chamada essencialidade. “Há necessidade de ensinarmos o que é essencial: aprender a ser, a conviver, a fazer. Se o aluno não aprende a viver em sociedade, a criar, a construir, a educação não cumpre o seu papel.”

Presente em forma de Prêmio

O representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, classificou o Escola da Família como “uma forma bem sucedida de proporcionar educação de qualidade”. E coube a ele a entrega do “presente” pelos dois anos do Programa: O Prêmio Interamericano de Responsabilidade Social , por conta do Programa de Inclusão Digital do Escola da Família, concedido pelo Instituto de Estudos Avançados – entidade ligada à OEA – Organização dos Estados Americanos.

Escola da Família nas escolas municipais

Durante a abertura do congresso, o governador assinou o documento que autoriza a criação de termos de compromisso com as prefeituras paulistas, para levar o Escola da Família à rede municipal de ensino. Para isso, Geraldo Alckmin anunciou a criação de mais 15 mil bolsas para estudantes universitários que irão atuar no Programa, um investimento anual de R$ 48.000,00. Metade do custo com o curso superior é paga pela universidade parceira, e a outra metade é dividida entre Estado e municípios.

Alckmin justificou o investimento dizendo que bons projetos precisam ser continuados e ampliados. E completou dizendo que o Escola da Família vai além da freqüência obrigatória nos bancos escolares. “O Programa representa a escola no sentido mais amplo e completo, que traz a família, os filhos, os universitários e o terceiro setor para o mesmo ambiente.”

Filosofia dá o tom da primeira palestra

Logo após a abertura oficial do Congresso, a platéia assistiu a palestra da filósofa Márcia Tiburi, doutora em filosofia, que falou sobre “O olhar, o pensar e o agir”. Em relação ao olhar, Márcia estabeleceu uma relação direta com o de Escola Acolhedora implantado pelo secretário Gabriel Chalita. “Quando a gente não presta atenção no aluno, não o acolhe. E quando não o acolhemos, não estabelecemos com o outro um laço, que também pode ser chamado de amor.”

Programação

O II Congresso de Educação do Programa Escola da Família continua nesta quarta-feira, dia 24 de agosto. Acompanhe a programação.

9h00 Comunicações Orais

30 Diretorias Regionais de Ensino