• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 27/08/2018
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Seis dicas para conservar sua biblioteca particular

Com o tempo, capas e páginas de livros são comprometidas; Saiba como fazê-las durar por muito tempo

O sonho de muita gente é ter diversas prateleiras recheadas de livros que vão dos mais clássicos até os recém-lançados. No entanto, todos sabem que o tempo é um dos principais inimigos das capas e das folhas, sobretudo, quando estão mal guardados. Por isso, manter uma biblioteca pessoal requer muitos cuidados.

Separamos algumas dicas simples que vão ajudar a manter seua livros novinhos e conservados por muito mais tempo. Confira!

1 – Encapar: escolha entre revestir o livro com papel ou plástico que desejar. Além de conservar, você pode customizar ou envolver em plástico transparente, para manter as características originais da capa.

2 – Onde guardar: O ideal é tratar as obras como amigos especiais, que merecem respeito e carinho. Guarde os livros em uma estante ou algum lugar do quarto para que fiquem arrumados e de fácil acesso. Evite deixá-los junto com brinquedos, por exemplo, isso pode causar rasgos e danos ao livro.

3 – Poeira: evite o acúmulo de poeira nos livros que ficam na estante, procure mantê-los limpos fazendo a manutenção com um espanador de plumas ao menos uma vez por semana.

4 – Manuseio: regra básica para manter os livros em bom estado é não manusear com as mãos molhadas ou sujas. Lave e seque bem as mãos antes de começar a leitura.

5 – Não dobrar: quando se dobra os livros muitas vezes as folhas se soltam e isso, certamente, vai prejudicar a leitura. Utilize um marcador apropriado para indicar o ponto em que a leitura foi interrompida e procure não utilizar clips para isso, ele pode enferrujar e comprometer a conservação das páginas.

6 – Orelhas: para evitar as orelhas, o ideal é que não se apoie braços e cotovelos na beirada dos livros e que esse cuidado siga durante todo o tempo em você estiver lendo.