• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 02/01/2019
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Fundamental

Seis dicas que vão ajudar a conservar seus livros por mais tempo

Encapar, organizar em prateleiras e manter uma limpeza semanal são fundamentais para preservá-los

Muita gente sonha em ter prateleiras recheadas de livros dos mais diversos assuntos. No entanto, manter uma biblioteca pessoal requer muitos cuidados, já que as capas e as folhas acabam danificadas com o tempo.

Por esse motivo, separamos seis dicas simples que vão ajudar a conservar seus títulos mais importantes. Confira:

Organização

O local onde você guarda os livros é fundamental para a preservação do material. O ideal é tratá-los como amigos especiais, que merecem respeito e carinho.

Para isso, coloque as obras em estantes ou algum lugar de fácil acesso. Evite deixá-los com brinquedos, isso pode causar rasgos e danos ao livro.

Poeira

A limpeza também é fundamental para conservar seus livros. Evite o acúmulo de poeira que fica na estante e procure mantê-los limpos com um espanador de plumas pelo menos uma vez por semana.

Encapar

Procure revestir o livro com papel ou plástico. Além de conservar, você pode customizar ou envolver em plástico transparente, para manter as características originais da capa.

Manuseio

Regra básica para manter os livros em bom estado é não manusear com as mãos molhadas ou sujas. Lave e seque bem as mãos antes de começar a leitura.

Não dobrar

Para marcar uma página, utilize um marcador apropriado e procure não utilizar clips para isso, ele pode enferrujar e comprometer a conservação das páginas.

Orelhas

As orelhas nas páginas do livro são bastante comuns. Por isso, o ideal é que não se apoie braços e cotovelos na beirada dos livros e que esse cuidado siga durante todo o tempo em você estiver lendo.