• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 25/08/2004
Últimas Notícias

Seis mil pessoas acompanham a cerimônia de abertura das Olimpíadas Colegiais em Jundiaí

No último dia 20 de agosto, o conjunto poliesportivo de Jundiaí foi cenário da abertura da Olimpíada Colegial – categoria infantil. “É uma grande alegria ver a juventude praticando esporte, […]

No último dia 20 de agosto, o conjunto poliesportivo de Jundiaí foi cenário da abertura da Olimpíada Colegial – categoria infantil. “É uma grande alegria ver a juventude praticando esporte, liderada por educadores que são verdadeiros heróis e devem sempre ser valorizados”, disse o Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita.

O evento também contou com a presença de Miguel Haddad, prefeito da cidade, que enfatizou a importância dos jogos para Jundiaí.

Diversas apresentações de dança encantaram o público presente. Entre elas “A Dança e os Deuses”, com alunas da Escola Estadual Maria de Almeida Schledorn, “A Dança na Pré-Historia”, “Dança Folclórica”; “Dança na Olimpíada”, os movimentos “Lien Ch’i” e a dança como forma de celebrar a Paz.

A cerimônia continuou com o juramento olímpico e desfile com a tocha. Para tornar o momento ainda mais emocionante, o público das arquibancadas estourou bexigas azuis e brancas, que antes decoravam o ginásio.

O dirigente de Jundiaí professor Onofre Martins deixou como mensagem a todos os atletas da Olimpíada Colegial 2004 um dos princípios da UNESCO. “Se as guerras começam na mente dos homens, também é na mente dos homens que começa a construção da PAZ”, disse. Para ele, a Olimpíada Colegial constitui um momento privilegiado, em que todos saem vencedores, fazendo amizades, trocando experiências e valorizando a capacidade de conviver.

Cerca de 3.500 alunos participam das Olimpíadas deste ano. Eles ficarão hospedados em 16 escolas da cidade durante os oito dias de competição, gerando assim a possibilidade de colocar em prática todos os princípios de paz citados durante a cerimônia.

Gabriela Ferraz