Voluntários que desejam prestar serviços no Programa Escola da Família podem apresentar seus projetos ao longo de todo o ano – exceto nos meses de dezembro e janeiro, período em que as escolas entram em recesso. Para participar, o candidato deve se dirigir a uma unidade de ensino participante do Programa e apresentar proposta por escrito. Clique aqui e encontre a unidade mais próxima.
Os projetos devem ser desenvolvidos dentro dos eixos do programa que são: esporte, cultura, lazer, saúde e trabalho. Além disso, o voluntário pode ser responsável, ajudar a organizar ou participar, por exemplo, de reformas e mutirões de limpeza, gincanas e eventos, campanhas e atividades educativas, como contar histórias para crianças.
Sobre o Programa
No Programa Escola da Família, a abertura das escolas, aos finais de semana, garante um espaço público que estimula a participação cidadã no desenvolvimento de atividades sociais, possibilita que a própria comunidade possa gerir-se e fomenta sua presença na construção e condução do Programa, aliando forças entre a sociedade civil e o Poder Público.
Segundo um levantamento feito pela Educação, o estado de São Paulo possui 2,5 mil escolas que fazem parte do programa. Os voluntários do Escola da Família executam e promovem de atividades gratuitas para a comunidade, e são supervisionados pelos vice-diretores e educadores profissionais das unidades, e professores coordenadores dos núcleos pedagógicos (PCNP) das diretorias de ensino.