terça-feira, 17/03/2015
Professores e Funcionários

Selecionado para estágio no Japão quer trazer conhecimentos do país oriental para o Brasil

André Yoshinori Okano foi escolhido para o Programa de Estágio em Convivência Multicultural

Professor de matemática na E.E. Alcântara Machado, localizada em São Paulo, André Yoshinori Okano irá vivenciar, a partir de maio, uma experiência inédita em seus dez anos de rede estadual. O educador foi selecionado para o Programa de Estágio em Convivência Multicultural, na cidade de Toyama, no Japão. No país oriental, o professor irá ministrar aulas de matemática para alunos brasileiros do Ensino Fundamental japonês, que têm dificuldades com a língua local.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Minha expectativa é muito grande, pois nunca viajei para o Japão. O pouco que conheço vem da família e dos amigos que moram lá”, conta o educador, que é descendente de japoneses.

Para ser escolhido, André teve que passar por uma seleção minuciosa. Durante o processo seletivo, o professor teve que enviar currículo com foto, diploma de graduação ou pós-graduação, além da cópia digitalizada do Exame de Proficiência em Língua Japonesa. A última fase de seleção aconteceu na sede da Secretaria da Educação, na capital paulista, onde os candidatos que preencheram os critérios para participar do programa realizaram uma entrevista, partes em português, partes em japonês. “Eu acho que minha ficha só irá cair quando eu pisar no avião e sentir que estou indo para o Japão. Estou muito feliz com a oportunidade”, afirma o professor.

Ensinamentos para o Brasil

Além das aulas de matemática que irá ministrar no Japão, André pretende criar um blog para manter a comunicação com a escola Alcântara Machado. A ideia surgiu a partir da sugestão dos colegas de trabalho. Outro objetivo do educador será aproveitar a experiência para aprender novos métodos de ensino para aplicar na aula, quando voltar à unidade de São Paulo.

“Quero ver como é feita a parte pedagógica no Japão. Como os professores trabalham com os alunos, o material que utilizam, enfim. Vou tentar observar o máximo de disciplinas que conseguir para aprender novas metodologias e passar aos meus alunos, quando voltar ao Brasil”, conta.

O estágio tem duração de seis meses e será realizado em uma escola pública de Ensino Fundamental da província de Toyama. Todas as despesas como passagem de ida e volta, estadia, transporte em território japonês para cumprimento do programa, além de bolsa em dinheiro, serão cobertas pelo governo da cidade japonesa.