segunda-feira, 05/12/2005

Selo escola solidária, concurso fotográfico e SPA urbano movimentam fim de semana do escola da família

Um domingo com muito sol marcou as atividades do Programa Escola da Família na escola estadual Dr. Alberto Cardoso de Mello Neto, zona Norte de São Paulo. Caminhada, premiação de […]

Um domingo com muito sol marcou as atividades do Programa Escola da Família na escola estadual Dr. Alberto Cardoso de Mello Neto, zona Norte de São Paulo. Caminhada, premiação de concurso fotográfico e entrega do Selo Solidário foram alguns diferenciais do dia. O público habitual da escola aos finais de semana pôde conferir também o SPA Urbano.

A comunidade começou a manhã com uma aula de Lien Ch´i e uma caminhada que partiu do Parque Lions Clube do Tucuruvi e levou cerca de 400 participantes até a escola.

SELO SOLIDÁRIO

Comemorando antecipadamente o Dia do Voluntário, 5 de dezembro, 2.825 escolas estaduais, municipais e particulares de todo Estado receberam o Selo Solidário 2005, num reconhecimento por projetos voltados a ações de responsabilidade social, cidadania e solidariedade. A maior parte das agraciadas com o selo – 1.604 escolas – são da rede estadual.

O selo é uma das ações do Programa Jovem Voluntário – Escola Solidária e foi criado em 2003 para reconhecer todas as escolas solidárias do País. É uma iniciativa do Instituto Faça Parte, em parceria com o MEC, Consed, Undime e Unesco que identifica as escolas comprometidas com uma educação fundamental nos ideais de solidariedade, participação e responsabilidade social.

Entre os projetos em destaque estão o da Escola Estadual Germano Negrini que contribuiu com o Fundo Social do município de São Roque arrecadando agasalhos e trouxe também outra proposta de preocupação com o meio ambiente, implantando coleta seletiva e transformando a escola num posto de arrecadação de pilhas e baterias usadas.

O secretário de Educação, Gabriel Chalita, falou sobre a experiência de reinventar a Educação com projetos como o Escola da Família usando como exemplos Alexandre, O Grande, São Francisco de Assis e Martin Luther King, que, cada um a seu modo, reinventou formas de mudar a realidade. “Essas pessoas marcaram a história porque reinventaram. O trabalho nas escolas precisa ser reinventado o tempo todo para que não haja desânimo, para que surja a escola solidária e acolhedora”, explicou.

CONCURSO FOTOGRÁFICO

Concurso Fotográfico O Olhar dos Participantes surgiu nas comemorações do aniversário de dois anos do Escola da Família para valorizar os talentos que são revelados ou aprimorados durante as atividades do programa. As fotos vencedoras, divididas em três categorias (educadores, comunidade e jovens e adolescentes), podem ser conhecidas no site no programa, o www.escoladafamilia.sp.gov.br, a partir de segunda-feira.

Os vencedores foram:

Categoria Educadores

1º – Fabrício Modafaris de Araújo – E.E. Profª Marieta F. de Assumpção – Presidente Prudente

2º – Ana Lúcia Cinquini – E.E. Prof. Geraldo Trustão de Lima – Batatais

3º – José Pessoto Neto – E.E. Benedito M. Carlota – Caraguatatuba

Categoria Comunidade

1º – João de Souza Júnior – João Baroni – Barretos

2º – Márcia Martins – EE Conde José Azevedo- São Paulo

3º – Humberto Pinto Júnior – EE Profª Esther Carpineli Ribas – Itararé

Categoria Jovens e Adolescentes

1º – Felipe Dias – EE Juracy Neves de Melo Ferraci – Piracicaba

2º – Thiago Evangelista dos Santos – EE Isabel de Almeida Marin – Birigui

3º – Augusto Cezar Costa Porto Alegre – EE Jerônimo Monteiro – São Paulo

Os vencedores das três categorias ganharam computadores, DVD players e conjuntos de DVD. Além destes prêmios, os primeiros colocados receberam também uma máquina fotográfica digital.

Um dos jurados presentes ao evento, o editor de Fotografia do Jornal da Tarde, José Luiz da Conceição, surpreendeu ao contar ao público que sua primeira experiência fotográfica tinha acontecido na Escola Escola Ademar Hiroshi Suda. “Em 1977, com medo de não ver novamente aquelas pessoas, peguei uma máquina emprestada com uma tia, juntei a minha turma em frente ao muro da escola e fiz um registro. Foi aí que começou a minha carreira como fotógrafo”, explicou Conceição.

SPA URBANO

Depois do evento, Chalita visitou o SPA Urbano da escola e aproveitou a oportunidade para se exercitar em uma bicicleta ergométrica e relaxar com massagens oferecidas pelos universitários do programa.

O projeto SPA Urbano, que acontece desde novembro dentro do Escola da Família, oferece à comunidade serviços gratuitos, voltados para saúde e beleza, como massagem terapêutica, drenagem linfática, manicure, massagem de pés e mãos, meditação, aulas de step e bicicleta ergométrica. Atualmente as atividades do Spa Urbano são desenvolvias em 56 escolas da capital, mas, a partir de março de 2006, a Secretaria pretende ampliá-lo, gradativamente, agregando 20 novas escolas ao programa, por mês.

DESTAQUES

Além das premiações, alunos e voluntários fizeram apresentações que emocionaram a platéia. Além de jograis, apresentações de violinos e catira, o público conferiu a apresentação musical surpreendente de um aluno da Escola Estadual Albino César. O jovem Tiago, portador de necessidades especiais visuais e dono de uma poderosa voz tenor, emocionou a todos cantando “Caruso”, uma canção italiana.

Além do secretário, estiveram presentes a presidente do Instituto Faça Parte, Milú Vilela, a representante da Unesco, Âmbar de Barros, a coordenadora de Escola da Família, Cristina Cordeiro, além de dirigentes, professores e comunidade.