Trocar a fruta por um hambúrguer, beber refrigerante e depois do lanche comer como sobremesa um pedaço de chocolate. Estes hábitos alimentares são comuns entre os jovens e crianças e, quase sempre, vem acompanhados do sedentarismo. Para mudar estes costumes, a Secretaria promove nas escolas da rede estadual a Semana da Educação Alimentar.
As ações educativas começam nessa segunda-feira (20) e continuam até a próxima sexta-feira (24). As atividades são voltadas aos alunos e comunidade escolar. Os participantes vão aprender a mudar os hábitos alimentares por meio de refeições saudáveis.
Com o tema “Doenças crônicas não transmissíveis”, os profissionais vão comentar sobre o risco que a ingestão não consciente de alimentos pode causar à saúde. Diabetes, hipertensão, obesidade e colesterol alto são alguns dos males relacionados a uma dieta inadequada combinada à falta de exercícios físicos.
“O objetivo é orientar os estudantes e incentivá-los a adotar atitudes voltadas à promoção da saúde, repassando todo o aprendizado para suas famílias,” explica a coordenadora de Infraestrutura de Serviços Escolares, Ana Leonor Sala Alonso.
A Educação prioriza a alimentação dos alunos atendidos pela rede. Pensando nisso, foi alterado o cardápio da merenda escolar para atender às necessidades nutricionais conforme o tempo de permanência dos alunos em sala de aula.