• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 05/05/2015
Pais e Alunos

Semana da Matemática contará com diversas atividades nas escolas da rede estadual

Educação orienta que as unidades de ensino realizem múltiplas atividades em homenagem a data

Nesta quarta-feira (6), comemora-se o Dia da Matemática, disciplina existente desde os tempos da pré-história. E, para celebrar a data, a Educação orientou as cinco mil escolas da rede a realizarem diferentes atividades com os números durante toda a semana. Jogos de raciocínio, disputa de teoremas e até concurso de frações fazem parte da programação. A ideia é que professores e coordenadores pedagógicos organizem as práticas em cada escola.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Em Sorocaba, por exemplo, os alunos da E.E. Monsenhor João Soares vão concentrar as atividades no espaço inaugurado no início do ano letivo: a “Matemoteca”. O novo ambiente, o primeiro desse tipo na rede estadual, reúne ferramentas para o estudo da disciplina como jogos de tabuleiros e objetos para o ensino das formas geométricas. A proposta é que alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio utilizem a temática para ampliar o conteúdo.

Na capital paulista, o famoso “Teorema de Pitágoras” servirá de apoio para a produção de engenhocas. A proposta é que alunos do 8º ano da E.E. Romeu de Moraes criem as próprias catapultas e coloquem a teoria em prática. Já em Suzano, estudantes do 6º e 7º anos participam da etapa final do III Desafio da Matemática. Mais de 60 escolas do município e de Ferraz estão na disputa.

“O ensino da Matemática é a base para o aprendizado de inúmeras disciplinas, como a Física e Química. Os conceitos matemáticos também estão na realização de atividades do cotidiano. É fundamental incentivar o estudo e oferecer aos estudantes métodos mais criativos e eficientes. Por isso, na rede estadual, organizamos um currículo atento às necessidades dos alunos e colocamos à disposição do professor inúmeros cursos de formação e reciclagem”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Desempenho em matemática tem recorde histórico

No último mês de fevereiro, a Educação divulgou as médias do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Os resultados em Língua Portuguesa e Matemática confirmam a melhora do desempenho dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede em 2014. Saiba mais aqui.