sexta-feira, 29/08/2003

Semana da Solidariedade mobiliza alunos com Gincana da Cidadania

Abertura do evento será realizado na EE Castro Alves, com as presenças da Primeira Dama do Estado e do Secretário de Educação Com foco principal voltado para os idosos, Lu Alckmin, […]

Com foco principal voltado para os idosos, Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade, e o professor Gabriel Chalita, Secretário Estadual de Educação, abrem neste domingo, 31 de agosto, a “Campanha da Solidariedade” na EE Castro Alves, Zona Norte da Capital, às 10 horas. A Primeira Dama promoverá uma grande surpresa para os residentes do asilo Santo Alberto, da Associação Agostinho, realizada com a ajuda dos alunos da Escola.

A partir da 9 horas de domingo, serão realizadas diversas atividades em todos os ambientes da escola. Os alunos e os idosos vão participar de oficinas de sabonete e de artesanato, jogos de dama, xadrez, dominó e bingo. Após a abertura do evento, haverá a apresentação do coral da escola e de capoeira, além da interação com grupos da Terceira Idade.  Às 11 horas,  Ronald McDonalds agita a galera com sua apresentação e às 11h30 começa o Baile da Terceira Idade”.

Semana da Solidariedade

Como contribuição à Campanha da Solidariedade, as Escolas Estaduais da capital e do Estado de São Paulo realizam de 1 a 6 de setembro a “Semana da Solidariedade”, com a promoção da “Gincana da Cidadania” que envolverá atividades culturais, artísticas e ações sociais, sempre voltadas para os idosos.  A programação da gincana inclui a arrecadação de produtos recicláveis,  cestas de alimentos e desfile de moda com material reciclável. Haverá também apresentações de dança e de peças teatrais.

O evento será realizado em três níveis: nas  escolas, municípios e Diretorias de Ensino. A participação das escolas e dos municípios será feita por adesão e terá todo o auxílio das Oficinas Pedagógicas, por meio dos Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATPs) das Diretorias de Ensino.

Será instituída uma Comissão Julgadora composta de cinco elementos, preferencialmente pais e professores, para selecionar as equipes vencedoras em cada uma das etapas.

Programação da semana

Nos dia 1.º e 2 de setembro ocorre a abertura oficial da “Gincana da Cidadania” nas escolas. Dia 3, quarta-feira, começa a fase final da gincana na escola, com a escolha e diplomação da equipe vencedora. A divulgação do resultado da arrecadação das cestas e recicláveis ocorre dia 4, até 12 horas. Neste dia serão entregues os materiais recicláveis e as cestas de alimentos arrecadados pelas escolas ao Fundo Social de Solidariedade dos municípios, cuja renda será destinada aos asilos. A melhor equipe de cada uma das provas realizadas será escolhida  pelas escolas que estarão se organizando para a fase municipal.

As equipes selecionadas pelas escolas se apresentarão em local determinado pelas Diretorias de Ensino para a escolha da vencedora no dia 5 de setembro. Nesse período o evento já estará na fase “municipal” com provas de integração entre os idosos nos asilos. A fase final nas Diretorias de Ensino terá a apresentação das escolas vencedoras, em cada um dos municípios, no dia 6. No mesmo dia haverá o “Dia do Respeito”, para a prática da cidadania, resgate de valores sociais e da solidariedade. Cada uma das 89 escolas vencedoras terá como premiação uma viagem de lazer ou cultural.

Serviço:
Abertura do evento: dia 31/08, às 10h