terça-feira, 22/02/2022
Notícia

Semana de Arte Moderna de 1922 inspira eventos artísticos nas escolas estaduais de São Carlos

De 21 a 25 de fevereiro, oito escolas promovem apresentações abertas à população da cidade; ao todo 46 unidades estão envolvidas no projeto com atividades extras e temática abordada no currículo

Em 2022, neste mês, a Semana de Arte Moderna de 1922 completa 100 anos, e para celebrar a data histórica as escolas estaduais de São Carlos prepararam para a população da cidade uma série de apresentações artísticas ao vivo e uma exposição. Ao todo, são 46 escolas estaduais envolvidas com trabalhos sobre o modernismo brasileiro como parte dos currículos dos anos iniciais ao ensino médio durante todo o ano e também com programação especial, com exposições, leitura de textos, oficinas, apresentações musicais, entre outras atividades.

“Tudo começou em uma das reuniões entre o Centro do Professorado Paulista, a Diretoria de Ensino de São Carlos e o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Roselei Françoso, quando discutimos sobre a cidade ainda não ter feito uma comemoração da Semana de Arte Moderna”, lembra a dirigente de São Carlos, Débora Gonzalez Costa Blanco. “São Carlos está comemorando a Semana de Arte Moderna, um dos mais importantes movimentos artísticos do Brasil. Além de estudar o contexto da época, nossas escolas se tornaram espaços de expressões artísticas das mais diversas. A partir de agora, essa semana está no calendário da cidade e das escolas estaduais”, completa.

“Nossas escolas sempre tiveram tradição em participar de clubes e feiras de Ciências, olimpíadas de Astronomia e Matemática e agora encontramos um espaço para evidenciar e estimular o potencial artístico dos nossos estudantes e professores”, destaca Ana Paula Borelli Matsumoto, PCNP de diretoria de ensino de São Carlos e uma das responsáveis pelo evento.

De 21 a 25 de fevereiro, sempre às 17h, haverá apresentações artísticas abertas ao público em oito escolas estaduais de São Carlos (veja programação abaixo). Nas escadarias da escola centenária EE Dr. Álvaro Guião, durante toda a semana, também às 17h, haverá uma programação diferente.

Programação Semana de Arte Moderna em São Carlos
21 a 25/02, às 17h, no Teatro de Arena: apresentações artísticas nas escadarias externas da EE Dr. Álvaro Guião
21/02, às 17h
• EE Dr. Álvaro Guião: poética de 1922
• EE João Batista Gasparin: performance teatral
• EE Esterina Placco: odeon de Ernesto Nazareth pela professora Ana Lucia Buzato
22/02, às 17h
• EE Prof. José Juliano Neto: teatro gestual
• EE Alice Madeira João Francisco: apresentação música de viola pelo estudante Gabriel
Pratavieira
23/03, às 17h
• EE Sebastião de Oliveira Rocha: leitura autoral pelo estudante Gustavo Ferragini.
• EE Dr. Álvaro Guião: teatralidade musical e apresentação musical “Garota de Ipanema”
24/02, às 17h
• EE José Ferreira da Silva: teatro “Quarto de Despejo”
• EE Ary Pinto das Neves: dança “Pindorama” pelo estudante Thaylor de Moura, coreografia da Profª Kelly Vizioli; Canto de regresso à pátria pela estudante Paola Vitória Romão Pereira
25/02
• Exposição no Shopping Iguatemi: Mostra de fotografias das releituras de obras de arte Missão 3 – Grêmio Estudantil em Conexão Conviva: “Uma batalha contra o tédio”.