segunda-feira, 13/02/2017
Pais e Alunos

Semana de Arte Moderna marcou a transformação do contexto artístico e cultural brasileiro

Teatro Municipal de SP recebeu manifestações artísticas de 11 a 18 de fevereiro de 1922

Em 1922, São Paulo foi o palco brasileiro de uma grande transformação cultural. Naquele ano, a Semana de Arte Moderna, que aconteceu de 11 a 18 de fevereiro, no Teatro Municipal, marcava a renovação do contexto artístico cultural urbano e buscava renovar a arte brasileira nos campos da literatura, das artes plásticas, da música e da arquitetura.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Durante aquela semana, a nova linguagem marcou a construção de uma liberdade criadora, mas o cenário não era propício à transformação. Em meio à República Velha, o conservadorismo estava habituado aos modelos estéticos europeus mais arcaicos, e o movimento era marcado por ideias inovadoras, que aboliam a perfeição estética apreciada no século XIX.

Entre os artistas modernistas destacam-se Oswald de Andrade, na literatura, Víctor Brecheret, na escultura, e Anita Malfatti, na pintura, esta última responsável pela primeira exposição modernista brasileira, em 1917. Suas obras, influenciadas pelo cubismo, expressionismo e futurismo, escandalizaram a sociedade da época.

Alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só ganhou sua importância com o passar dos anos, e o seu principal legado foi desprender a arte brasileira da reprodução de padrões europeus, dando início à construção de uma cultura essencialmente nacional.

Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna

Exposição em cartaz na Museu de Arte Moderna (MAM) marca o centenário da primeira exposição modernista brasileira e pode ser visitada de 8 de fevereiro a 30 de abril. Saiba mais.

Importante polo de difusão da arte contemporânea em São Paulo, o MAM reúne uma coleção com mais de 5 mil obras dentre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, vídeos e instalações de diversos nome da arte moderna. Situado dentro do tradicional Parque do Ibirapuera, o museu funciona de terça a sábado, das 10 às 18h.