A manhã do terceiro dia da Semana de Estudos “A Escola dos Nossos Sonhos” tratou de responsabilidade e parceira com a comunidade. O jornalista Gilberto Dimenstein e o psiquiatra Içami Tiba mostraram à platéia como professores e pais podem fazer para melhorar a qualidade da Educação.
Dimenstein abriu o evento reforçando a importância do professor no processo educativo. “A escola só tem uma única função: gerenciar sonhos. Aquele educador que se imagina um bom educador porque abarrota informação na cabeça do estudante não é educador. O verdadeiro professor é aquele que faz com que os alunos tenham orientação na vida e possam gerenciar permanentemente a sua curiosidade. Educar é ensinar o encanto da possiblidade “, concluiu o jornalista durante sua palestra.
Içami Tiba mostrou para a platéia que o ato de educar começa com os pais. “Transformar pai e mãe em educadores é um primeiro passo para uma escola melhor, para um ser humano melhor. O entrosamento família escola é fundamental para a formação de um aluno melhor”, enfatizou Tiba. Outro ponto abordado pelo psiquiatra foi a integração entre a escola e a comunidade. “A escola que fecha as portas e só recebe os alunos da comunidade está sujeita a ser violentada pela própria comunidade. Toda a comunidade elimina elementos estranhos a ela”. Segundo o psiquiatra, se a escola está aberta a todos, a comunidade se sente responsável por aquele bem e o preserva.
Na parte da tarde, o evento continua a tratar das parcerias. A partir das 13h30, o público assiste à palestra “Parceria família/escola na busca da autonomia dos alunos”, da psicóloga Rosely Sayão e participa da oficina “Também sou agente na construção coletiva da escola que sonhamos”.
No último dia do evento (dia 29/11), a partir das 9 horas, o professor espanhol Juan Delval fala sobre “Una escuela para la democracia” e, em seguida, o professor Paulo Afonso Ronca fala sobre o tema “Do Futuro da Educação neste país: o que podemos esperar? Esperanças e Incertezas; Tristezas e Alegrias”.