terça-feira, 05/04/2016
Grêmio Estudantil

Semana de Mobilização Todos Juntos contra o Aedes aegypti acontece até 8 de abril

O objetivo da ação é reduzir os níveis de infestação do mosquito

Até o dia 8 de abril, em continuidade às ações de prevenção a dengue, chikungunya e zyka, acontece a Semana de Mobilização – Todos Juntos contra o Aedes aegypti. O objetivo da ação é intensificar as atividades de combate ao mosquito e diminuir a incidência dessas doenças.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Nesse período as ações devem ser implementadas ou intensificadas como:Abordagem do tema na programação curricular;

Realização de ações preventivas envolvendo estudantes e comunidade escolar, principalmente a eliminação de criadouros do mosquito;

Realização da vistoria nos prédios públicos, conforme orientação encaminhada no CGEB nº 134 de 22/03/2016;

Orientação sobre os sintomas das doenças e para a procura da Unidade Básica de Saúde;

Articulação com as Regionais da Superintendência de Controle de Endemias – Sucen, com o intuito de buscar orientação sobre descartes adequados e eliminação de eventuais criadouros do mosquito.

Dia D

O Dia D de eliminação do Aedes aegypti será realizado no dia 07 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial de Saúde – OMS, desde 1948, com a finalidade de conscientizar a população sobre as principais questões de saúde.

Os índices de infestação do mosquito e o número de casos de dengue, chikungunya e zika apresentados pela SUCEN apontam a necessidade de renovar e intensificar as ações e propostas de trabalho, de modo a envolver também familiares e responsáveis, além da comunidade escolar. Nesse sentido, A Educação apresenta proposta de ação a ser realizada pelos estudantes de nas escolas que deve ser incrementada de acordo com a diversidade de contextos regionais e identidade das Unidades Escolares e Diretorias de Ensino e das atividades que já estão em desenvolvimento.

Ações das escolas estaduais de São Paulo

As escolas estaduais de São Paulo têm desenvolvido atividades escolares para ampliar as ações de combate à dengue. As informações sobre a transmissão da doença por meio do mosquito Aedes aegypty, além dos temas sobre saúde coletiva, epidemias e pandemias, fazem parte do currículo do Ensino Fundamental e Ensino Médio e orientam o desenvolvimento de projetos dentro e fora da sala de aula. Saiba mais aqui

Na E.E. Milton da Silva Rodrigues, por exemplo, os cerca de 360 estudantes do Ensino Médio receberam sementes de plantas crotalaria, uma espécie capaz de atrair libélulas, um predador natural do Aedes. Os estudantes também têm aula sobre o tema nos laboratórios de Biologia.

No mês de março, os alunos do Grêmio Estudantil Atitude Jovem, que atua na unidade de ensino, realizaram uma passeata pelas ruas no entorno da escola em mobilização contra o Aedes. A caminhada teve participação do secretário da Educação, José Renato Nalini. Saiba mais aqui.

Já na E.E. Professora Nelly Bahdur Cano, localizada no município de Monte Alto, alunos e professores realizaram o projeto “O mosquito Aedes aegypti se combate com educAÇÃO”, que consistiu em uma série de atividades e aulas de combate ao mosquito que duraram uma semana.

“Nossos estudantes trabalharam conceitos matemáticos, ciência e biologia aliados ao tema, além de participarem de palestras com a secretaria municipal de saúde aqui da região. Também houve divulgação do projeto na imprensa, com participações de nossos alunos em jornais e rádios para falar do combate ao mosquito”, revela Magali de Almeida Oliveira, vice-diretora da unidade escolar.