• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/06/2013
Sociedade

Semana do meio ambiente: 10 dicas para tornar sua rotina mais sustentável

Saiba como é possível mudar pequenas atitudes em seu dia a dia para colaborar com o meio ambiente

Dados do IBGE apontam que a população da cidade de São Paulo agrega mais de 10 milhões de pessoas. Pode até parecer pouco, mas se todos os moradores da capital paulista deixassem o carro na garagem duas vezes por semana, no período de um ano, mais de 7 bilhões de quilos de poluentes não seriam emitidos.

Pequenas mudanças de hábitos, potencializadas por um grande número de pessoas, têm o poder de ajudar na preservação do nosso Planeta. Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, conheça 10 atitudes simples que podem salvar o planeta!

1. Evite abrir e fechar a geladeira
Abrir e fechar a geladeira várias vezes ao dia aumenta o valor da conta de luz no final do mês. Para evitar o gasto extra e o desperdício de energia, compre garrafas térmicas para ter água gelada sempre que desejar.

2. Desligue o ar condicionado
Ventiladores de teto são ideais para refrescar o ambiente e usam 90% a menos de energia comparados ao ar condicionado. Outra dica é desligar o ar condicionado uma hora antes de encerrar o expediente no trabalho.

3. Troque as pilhas e baterias comuns por recarregáveis
Pilhas e baterias recarregáveis colaboram com o meio ambiente e, mesmo custando um pouco mais caro do que as comuns, ainda fazem você economizar, já que não precisará comprá-las com frequência. Pilhas e baterias recarregáveis podem ser usadas por até mil vezes.

4. Prefira lâmpadas fluorescentes
Por ano, é possível economizar 136 quilos de gás carbônico com o uso de lâmpadas fluorescentes e também economizar 60% a mais de energia.

5. No lugar da secadora, use o varal

Usar a secadora é cômodo, mas trocá-la pelo velho e bom varal é ecologicamente correto. Estender roupas no varal por metade do ano reduz a emissão de 317 quilos de gás carbônico.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

6. Recicle o seu lixo

Você tem o hábito de reciclar? Pois deveria! Os materiais que são facilmente descartados ganham nova utilidade como objetos de decoração, brinquedos e ajudam a gerar renda. Procure um posto de coleta seletiva e recicle!

7. Use uma Ecobag

A EcoBag está na moda e há modelos e cores para todos os gostos. As sacolas reutilizáveis são aliadas do meio ambiente, já que as sacolinhas descartáveis, aquelas usadas normalmente em mercados, liberam gás carbônico e metano na atmosfera.

8. Já plantou a sua árvore?

Um velho ditado popular diz que, para ser completa, uma pessoa deve “plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho”. Se você ainda não fez nenhum dos três, comece plantando uma árvore. Você pode colocá-la em um local do seu jardim ou inscrever-se em programa de plantio desenvolvido por alguma instituição.

9 – Deixe o carro na garagem
Em um ano, você pode deixar de emitir 700 quilos de poluentes se trocar o carro por transporte coletivo ou usar aquela bicicleta esquecida na garagem.

10 – Tome banho de chuveiro
No frio, um banho quentinho cai bem. Para quem não abre mão da água bem quente, a dica é instalar um chuveiro de baixa pressão. Com ele você evita a emissão de 180 quilos de dióxido de carbono por ano.