segunda-feira, 21/02/2022
Notícia

‘Semana E’ de vacinação nas escolas inicia em escola estadual de Campinas com a presença do Secretário Estadual da Educação

Pais e responsáveis não precisam acompanhar, mas é necessário que autorizem a vacinação contra a covid-19

Nesta segunda-feira (21), o Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares acompanhou o início da ‘Semana E’ de vacinação nas Escola Estadual Escritora Hilda Hilst, em Campinas. A iniciativa tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal entre as crianças de 5 a 11 anos.

“Em qualquer processo de vacinação no Brasil, em todas as campanhas da nossa história, os resultados foram muito maiores quando Educação e Saúde se juntaram”, avalia Rossieli Soares.

Durante a manhã, a ansiedade foi o tema das conversas nos grupos das crianças.  Com o termo de concordância nas mãos, Felipe Ribeiro, de 9 anos, puxou a fila e foi um dos primeiros a receber a imunização.  “Quase não doeu. Você olha para lá e é só uma picadinha”. Ele inclusive fez o pai, que trabalha no horário noturno, ir à escola para autorizar a aplicação. “Agora só falta meu irmãozinho, mas porque ele tem apenas dois anos”, disse.

O Secretário reforçou a importância da autorização das famílias para que as crianças possam receber a vacina contra Covid-19. “As crianças entregam os documentos e o termo de concordância assinado pelos pais ou responsáveis e depois recebem a vacina. Obviamente que sempre tem que ter autorização da família. Os pais devem acompanhar se a escola do seu filho já está dentro do cronograma de vacinação. É sempre uma decisão em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e agradecemos a Prefeitura de Campinas que iniciou a vacinação dentro das escolas estaduais”, completa.

Sebastiana Oliveira, avó de Emanuele, de 7 anos, não deixou uma consulta médica atrapalhar a vacina da neta. A menina é aluna do período da tarde e tinha atendimento na UBS no mesmo horário da vacina. Sebastiana correu pela manhã até a escola e perguntou se poderia antecipar a imunização da neta, pois só faltava ela na casa para receber a vacina.

A EE Escritora Hilda Hilst tem 450 alunos e um total de 16 turmas. Localizada no bairro Vista Alegre, foi a primeira escola da rede estadual a iniciar a Semana E. A unidade tem alunos das faixas 6 a 10 anos, que receberam a primeira dose do imunizante Coronavac. A segunda dose acontece a partir de 21 de março.

Para o atendimento das crianças, a estrutura foi montada com o apoio do Exército Brasileiro. Os soldados atuaram no cadastro dos estudantes, organização de fila e também na aplicação do imunizante ao lado das agentes de saúde da Prefeitura de Campinas.

Agenda em Campinas

Cinco escolas de Campinas terão postos de vacinação da Semana E:

• terça-feira (22): EE Doutor Manoel Alexandre M. Machado – Jardim Morumbi;

• quarta-feira (23): EMEF Professora Elza Maria Pelegrini Aguiar – Parque Dom Pedro Segundo e EE Residencial São José – Residencial São José;

• quinta-feira (24): EE Professora Conceição Ribeiro e EE Professor Conceição Ribeiro, ambas no Vista Alegre.