• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 15/05/2019
Cultura é Currículo

Semana Nacional de Museus: confira dicas de atividades especiais para estudantes e professores

Atividades acontecem em todo o estado

Até dia 19 de maio acontece a 17ª Semana Nacional de Museus, iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que convida museus a abrirem suas portas para a comunidade e preparar atividades especiais no fomento à cultura e educação em todo o país.

Diversos museus promovem ações especiais durante a semana. A seguir, reunimos algumas atrações em museus localizados na cidade de São Paulo. São dicas de programas de lazer e que podem ser temas de atividades escolares.

Casa das Rosas

A Casa das Rosas realiza, no dia 17 de maio, às 15h, visita temática sobre “Museus como centros culturais: O futuro das tradições”, propondo reflexões sobre a função dos museus como formadores de novas tradições.

Casa Guilherme de Almeida

No sábado, dia 18, a instituição promove a oficina “Desenhos Acessíveis” para o público infanto-juvenil, com o intuito de despertar um olhar sensível às questões de acessibilidade.

Casa Mário de Andrade

Voltada à professores e educadores interessados em espaços culturais e suas dinâmicas, a Casa Mário de Andrade promove, no dia 18, às 16h, a palestra “A Preservação das Tradições Populares em Espaços Museológicos”, com o jornalista, produtor e curador de arte Renato de Cara, que abordará a preservação e a difusão das manifestações culturais populares brasileiras.

Museu da Imigração

No sábado, dia 18 de maio, às 15h, o Museu promove a oficina artesanal “Ponto a Ponto”, sobre a técnica de bordado arpilleras, usada por mulheres que resistiram à ditadura de Pinochet. Para participar, é necessário se inscrever pelo email inscricao@museudaimigracao.org.br. No dia seguinte (19), às 14h, acontece o “Telhado de Histórias”, mediação de narrativas baseadas em livros que abordam o processo migratório para as crianças, com intérprete de Libras.

Museu de Arte Sacra

Durante o final de semana, nos dias 18 e 19, às 15h, a instituição promove a “Oficina de Estampas Urbanas”, que vai propor visita ao museu e a produção de uma estampa baseada no olhar sobre os espaços percorridos no cotidiano. Para o público infantil, a “Oficina de Tintas Naturais para Crianças” acontece no sábado (25), às 15h. Os pequenos serão convidados a criar e experimentar o uso de tintas feitas com ingredientes do cotidiano.