• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 10/03/2020
Cursos para professores

Seminário discute educação e inovação no Sesc

III Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura ocorre entre os dias 17 a 19 de março, no Sesc Pinheiros

Educação transformadora é tema do III Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura, que acontece entre os dias 17 e 19 de março, a partir das 14h30, no Sesc Pinheiros, em São Paulo.

O evento contará com seis mesas-redondas, intervenções artísticas e três minicursos com especialistas nacionais e internacionais, que irão discutir sobre a valorização da escola pública e seu uso como espaço coletivo, a importância da leitura, o emprego de tecnologias em sala de aula, a participação dos jovens na educação e a obra de Paulo Freire.

O legado de Paulo Freire será debatido pelo professor de Educação Internacional e Comparada da Universidade de Genebra (Suíça) Abdeljalil Akkari, e pelo pesquisador e ativista social Sérgio Haddad. O pensador brasileiro também será lembrado pelo lançamento e exibição de um episódio da série “Paulo Freire, um homem no mundo”, uma produção inédita do SescTV.

A importância da leitura para a aprendizagem e construção do pensamento crítico será discutida pela escritora Conceição Evaristo, que divide a mesa com as argentinas Marcela Carranza, especialista em literatura infantil e juvenil, e Delia Lerner, consultora internacional em didática.

Como tornar as escolas espaços realmente públicos e democráticos? A pergunta norteará o debate entre os especialistas André Lázaro, que atuou no MEC durante o lançamento do Programa Brasil sem Homofobia; Liliane Garcez, ex-coordenadora da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo; e Waldete Tristão, consultora em infância e relações raciais no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert).

E como fica a prática da leitura dentro do universo digital? Essa questão será discutida pela pesquisadora do departamento de pesquisas educativas do México Inés Dussel, que atua na área das novas tecnologias e mídias na sala de aula, e Julieta Jerusalinsky, psicanalista e autora de artigos sobre intoxicações eletrônicas.

Serviço

III Seminário Arte, Palavra e Leitura
Quando: 17 a 19 de março
Horário: 14h30 (início das mesas; programação de minicursos das 10h30 às 13h30 com poucas vagas, também no Sesc Pinheiros)
Local: Sesc Pinheiros
Paes Leme, 195 – Pinheiros (próximo às estações de metrô Faria Lima e Pinheiros).