• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 26/07/2016
Ensino Médio

“Sensação de dever cumprido”, diz aluna da rede campeã mundial em arremesso de peso

Estudante se destacou nos Jogos Mundiais Escolares, na Turquia

Gleice Stefane Castro, 16 anos, está entre os 230 jovens brasileiros responsáveis por colocar o Brasil no topo do quadro de medalhas dos Jogos Mundiais Escolares, o Gymnasiade 2016, que aconteceram em julho, na Turquia. Ela é aluna da E.E. Professor Adahir Guimarães Fogaça, de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e alcançou a primeira colocação na modalidade arremesso de peso.

“A sensação é de dever cumprido”, compartilha a aluna, que já se revelou destaque em importantes competições anteriores como os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP e Jogos Escolares Brasileiros – JEB, além dos jogos Sul-Americanos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A jovem iniciou sua vida no esporte em 2009, na equipe de vôlei da E.E. Pedro Brandão dos Reis, em José Bonifácio. Em 2014, foi inserida no atletismo, praticando as modalidades de arremesso de peso e disco. Foi então que mudou-se para a cidade de Ribeirão Preto e passou a treinar, além dos estudos, no Centro de Formação de Atletismo.

Para chegar ao Mundial, a aluna conta que precisou abrir mão de alguns campeonatos, para que pudesse se preparar. Ela dividia o seu tempo entre estudos e treinos de rotina. Ela destaca também que o apoio dos pais foi fator essencial para a classificação. “A família é a base de tudo. Fundamental em todos os momentos”.

Na Turquia, a atleta foi a melhor colocada em todos os arremessos e garantiu a vitória com a marca de 15m72. “Mesmo nas seletivas, eu já apresentava o melhor desempenho. Lá na competição, o objetivo era mesmo manter o foco e garantir a classificação”, disse.

Sobre a experiência fora do país, Gleice diz que o contato com outra cultura, é a parte mais gratificante de todo o seu esforço. “Fazer novas amizades, conhecer outro povo, são as experiências mais incríveis que eu posso levar comigo, é o que mais me marca e me faz sentir realizada”, disse.

Continuar no esporte, no entanto, não faz parte dos planos da aluna, a longo prazo. Altruísta, ela quer se dedicar à área da saúde, em que diz encontrar a sua essência. “O meu objetivo é poder ajudar as pessoas. É isso que eu gosto de fazer”, fala.

Brasil campeão

Os 230 estudantes brasileiros conquistaram o primeiro lugar na classificação geral da 16ª Gymnasíade, o maior e mais importante campeonato esportivo estudantil, que aconteceu em julho, na cidade de Trabzon, na Turquia. A equipe brasileira trouxe para casa 128 medalhas, sendo 57 de ouro, 32 de prata e 39 bronzes. Foi o melhor desempenho dos estudantes brasileiros nos Jogos Mundiais Escolares. Em 2013, a competição foi realizada em Brasília e os jovens terminaram na terceira colocação.