terça-feira, 04/04/2006

“Ser secretária de Educação é um desafio, uma grande honra”

Professora Maria Lúcia saúda equipe da Secretaria e defende o aprimoramento da qualidade da educação básica A professora Maria Lúcia Vasconcelos, que assumiu a Secretaria de Estado da Educação, em transmissão […]

A professora Maria Lúcia Vasconcelos, que assumiu a Secretaria de Estado da Educação, em transmissão de cargo pelo professor Gabriel Chalita (ato que lotou o Teatro Fernando Azevedo, na sede da Secretaria) reafirmou a luta pela consolidação da qualidade do ensino no Estado de São Paulo e os desafios impostos nesta grande caminhada pela consolidação da escola pública. Entre os mais de 500 convidados estavam deputados federais e estaduais, prefeitos, dirigentes de ensino, professores, funcionários e alunos da rede estadual.

Ao reafirmar o compromisso com a educação, a nova secretária lembrou que ser pedagoga era a única coisa que sempre quis fazer na vida, e que neste caminho exerceu funções diversas e assumiu cargos de extrema importância para o crescimento profissional. Mas, ressaltou: “De todos os sonhos que tive nenhum nunca chegou perto da realidade deste dia. Ser secretária da Educação do meu Estado é uma imensa honra”.

O grande desafio, para a professora Maria Lúcia, é continuar trilhando o princípio do resgate da escola pública para a consolidação da qualidade do ensino. Para isso, segundo ela, fundamental é um trabalho de equipe focado em metas e conceitos que devem pautar a conduta dos educadores.

Agradecimento

A professora Maria Lúcia agradeceu a todos que a acompanharam em sua jornada educacional, ao governador Cláudio Lembo pela indicação, e ao ex-secretário Gabriel Chalita que, deu-lhe total apoio neste início de jornada, haja vista a magnitude da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. E também saudou seus novos parceiros: dirigentes, diretores, professores, e funcionários da Pasta. Afirmou que conta e precisa do apoio de todos para cumprir as metas desejadas por ela: a expansão e melhoria da educação do ensino fundamental ao médio. E terminou o discurso afirmando que “a transitoriedade está longe de significar pouco comprometimento da minha parte nesta pasta”.

Gabriel Chalita

O ex-secretário e professor Gabriel Chalita se despediu com um discurso emocionado. Disse que nestes quatro anos trabalhou com muita disposição, orgulho e alegria. Chalita considera-se um privilegiado por ter tido a oportunidade de implantar e semear um conceito educacional que foi compreendido por toda a estrutura da Secretaria de Educação. Citou programas, como Escola da Família, Teia do saber e Rede do Saber como exemplos de uma educação que deu a dignidade e o respeito merecidos por todos os alunos do Estado e a aproximação da escola com a família como forma de socialização. Gabriel Chalita também ressaltou resultados importantes como os baixos índices de evasão escolar no Estado. “Tudo isso é obra do esforço e da dedicação de todos desta Secretaria para a construção de uma escola pública melhor”.