• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 14/09/2016
Pais e Alunos

Série de vídeos ensina estudantes a aplicar a Ciência fora da sala de aula

São seis episódios apresentados pelo grupo “Ciência em Show”

Qual a representação correta do planeta Terra? E o ciclo hidrológico? Como construir uma bússola? Com a série Se liga na Ciência, 1,2 milhão de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e professores da rede podem aprender em vídeo curiosidades, histórias e pequenos experimentos para serem realizados na escola ou em casa. Quem ‘comanda’ as aulas são os físicos e apresentadores do grupo Ciência em Show.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Wilson, Gerson e Daniel utilizam uma linguagem descontraída e divertida para cativar e oferecer uma visão prática e atual do ensino de Física. São, ao todo, seis vídeos de até 15 minutos. Por usar materiais simples, as sugestões podem ser reproduzidas em laboratórios ou entre amigos.

No site da Secretaria já estão disponíveis os episódios “Como construir uma bússola”, “Como construir um relógio de sol”, “Formas de representação da Terra”, “Formato real da Terra” e o “Ciclo hidrológico”. Mais videoaulas podem ser encontradas no canal do Youtube do Ciência em Show.

Feira de Ciências revela cientistas da rede

Em maio, a rede estadual de São Paulo conheceu os seis finalistas da Feira de Ciências. Neste ano, o prêmio de campeão geral foi entregue a Leandro Leomar Borges Rastelli, da Escola Estadual Afonso Cáfaro, em Fernandópolis. O projeto intitulado “Comigo-ninguém-pode, muito menos o Aedes” tem como resultado final a formulação de um inseticida criado a partir da planta para o combate ao mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya.

Também mereceu destaque o trabalho de Jonathan Felipe da Silva Santos. Ex-interno da Fundação Casa na região de Araçatuba, Jonathan formulou um composto para correção da acidez do solo feito à base de resíduo de giz.