segunda-feira, 20/09/2004

Servidores da Educação participam de capacitação na Baixada Santista

O Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação (Afuse), em parceria com as Diretorias Regionais de Ensino de Santos e São Vicente, está realizando o 1º Encontro de Capacitação dos […]

O Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação (Afuse), em parceria com as Diretorias Regionais de Ensino de Santos e São Vicente, está realizando o 1º Encontro de Capacitação dos Servidores da Educação, envolvendo os 1.200 profissionais do quadro de servidores da Baixada Santista. Na Diretoria de Ensino de São Vicente, o evento já teve início, com o término previsto para esta terça-feira, dia 21. A capacitação visa à valorização, integração e aprimoramento dos funcionários.

No último dia 13, os servidores de São Vicente e Praia Grande foram capacitados na quadra poliesportiva do Colégio Integração. O professor de educação física, Daniel Marques, desenvolveu técnicas de sensibilização e relaxamento com o grupo por meio de dinâmica e alongamento.

Com o objetivo de prestar uma homenagem aos servidores da Educação, o grupo de dança de Rua da EE Margarida Pinho Rodrigues se apresentou. Os jovens talentos arrancaram aplausos da platéia. Em seguida, o diretor da EE Vera Cruz, Clodoaldo Mendes Filho, proferiu uma palestra sobre o tema Relações interpessoais no cotidiano escolar. Antes de exercer o cargo de diretor efetivo do Estado, Clodoaldo desempenhou funções como escriturário, secretário designado, secretário efetivo e docente, até chegar ao cargo de diretor de escola.

De acordo com Clodoaldo, o encontro prevê o fortalecimento e a união do grupo, além do resgate da auto-estima. “Queremos mostrar o quanto eles são capazes de desenvolver suas tarefas com eficiência. Eles precisam ousar mais, acompanhar os avanços tecnológicos, ter iniciativa e tomar decisões no momento certo”, ressalta o diretor.

O advogado da Apeoesp na região, Luis Gustavo Lima, abordou os direitos e deveres dos funcionários e solicitou que o aprendizado daquele dia fosse aplicado no dia a dia dentro da escola. “O princípio da legalidade prevê que todos podem pleitear os seus direitos desde que estejam definidos em uma lei”, assegurou o advogado.

A Dirigente Regional de Ensino de São Vicente, Oneide Ferraz Alves, encerrou o primeiro período da capacitação prestando uma homenagem a escriturária Zaira Francisca Dias, da EE Ênio Vilas Boas, junto com o diretor da Afuse, Macro Região Santos, Marcelo de Mattos, pelos 33 anos de serviço dedicados ao Estado e pela recente aposentadoria.

Renata Ferrarezi