• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 28/08/2003
Últimas Notícias

Sétima edição do Agita Galera em São Paulo

Programa de atividade física combate o sedentarismo e estimula o exercício físico na fase escolar O Programa Agita São Paulo promoverá no dia 29 de agosto, sexta-feira, a sétima edição do Agita […]

Programa de atividade física combate o sedentarismo e estimula o exercício físico na fase escolar

Programa Agita São Paulo promoverá no dia 29 de agosto, sexta-feira, a sétima edição do Agita Galera – Dia da Comunidade Ativa. Reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o evento reunirá cerca de dez milhões de pessoas em todo o Estado para discutir a atividade física como forma de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida das comunidades.

Alunos, pais, professores e comunidade de quase 6.800 escolas, estaduais e municipais, e boa parte das escolas particulares do Estado de São Paulo, estarão juntos para entender a relação entre atividade física e saúde e aprender a encontrar estratégias para a adoção de um estilo de vida mais ativo.

Entre as atividades propostas estão grupos de discussão, palestras, sessões de vídeos, produção de cartazes e faixas, apresentação de peças teatrais, oficinas de materiais recicláveis, concursos de redação, poesias, fotografias, entre outros. Também não vai faltar ginástica, alongamento e massagem.

Na capital, as principais atrações vão ocorrer na Praça Roosevelt e nas estações de metrô Jabaquara, Barra Funda e Sé, das 9 às 17h. A praça será ocupada por monitores que, além de propor atividades físicas variadas, distribuirão folhetos de conscientização sobre a importância da prática esportiva para manter a saúde.

Uma das formas que a Secretaria de Estado da Educação encontrou para integrar a atividade física nas opções de lazer das comunidades escolares foi abrir as cerca de seis mil escolas estaduais de São Paulo nos fins de semana por meio do Programa Escola da Família. Lançado no último fim de semana de agosto, além de esporte e lazer, o programa vai oferecer à população atividades de cultura e profissionalização, com o intuito de integrar e movimentar as comunidade nos sábados e domingos.

Agitações por aí

O Agita Galera integra o programa Agita São Paulo, criado em 1996 e visa socializar o conhecimento técnico-científico sobre saúde e doença, bem como  mobilizar a população  para ações preventivas, como prática individual ou coletiva.

Toda essa agitação resultou na implantação do Programa Agita Brasil, com o apoio do Ministério da Saúde, ultrapassando também as fronteiras nacionais com o Agita América. Por causa do sucesso do programa, a OMS o  reconheceu como sendo um modelo de promoção da saúde.

A promoção da atividade física foi decidida pela Diretoria Geral da OMS durante a 54a Assembléia Mundial da Saúde, como tema do Dia Mundial da Saúde de 2002. Dessa forma, nasceu o movimento internacional Agita Mundo, inspirado no Agita São Paulo que devido ao seu impacto internacional foi mantido como um evento permanente de Dia Mundial da Atividade Física.

O Agita Mundo conseguiu mobilizar em 2002 e 2003 um total de 126 países. Em São Paulo, houve o envolvimento de mais de 35% da população do Estado e 55% da população da região metropolitana.

De olho no Sedentarismo

O principal fator de risco para a boa saúde é a inatividade física. Hipertensão arterial, obesidade, tabagismo e alcoolismo vêm na seqüência na lista de condições que ameaçam a qualidade da saúde pública.

Pesquisa de 2002 do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) constatou que 62% dos meninos e somente 32% das meninas praticam esportes como atividade de lazer no Brasil. Pouco mais de 5.200 adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, participaram da enquete.  Atividades sedentárias de lazer, como assistir à televisão, ouvir música e passear na casa dos amigos, apareceram como as principais distrações desses adolescentes.

Outros estudos mostram que o estilo de vida dos pais influencia o comportamento das crianças em relação à atividade física. A criança que tem uma mãe ativa tende a ser duas vezes mais ativa do que filhos de mães sedentárias. Se o pai for ativo, o filho é 3,5 vezes mais ativo. Agora, quando pai e mãe praticam esportes, o filho pode ser até seis vezes mais ativo do que crianças que têm pais inativos.

Tatiana Pinheiro e Paola Martins