• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/11/2016
Ensino Fundamental

Simulado ajuda alunos e escolas na preparação para o Saresp

Avaliação acontece nos dias 29 e 30 de novembro em todo o Estado

Falta menos de um mês para a realização do Saresp 2016. E para auxiliar o trabalho das equipes gestoras e professores, a Educação colocou no ar um simulado com 24 itens de múltipla escolha das duas disciplinas exigidas na prova. O conteúdo está disponível na Secretaria Escolar Digital (SED).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As questões são baseadas na ‘matriz de referência’ e foram agrupadas de acordo com a etapa de ensino. A proposta é que os alunos conheçam, de forma prévia, o formato da prova (quantidade e tipo de perguntas, e tempo para resposta).

O resultado é divulgado no mesmo dia. Já os professores de Língua Portuguesa e Matemática, têm ainda acesso aos relatórios de cada classe e região. A ideia é que com os dados em mãos, seja possível identificar as dúvidas.

Quando e como será aplicada a prova

A realização das provas nas escolas será acompanhada, em cada turno, além do professor aplicador, por representantes de pais de alunos ou responsáveis, sob a coordenação do diretor da unidade escolar, e fiscais externos, cedidos pela instituição prestadora de serviço contratada e que terão a responsabilidade de zelar pela licitude e transparência do processo. Alunos com deficiência visual terão acesso às provas em escrita braile e em versão ampliada, por disciplina e por ano/série.

Neste ano, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo será aplicado nos dias 29 e 30 de novembro. Mais de 1,1 milhão de alunos dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio de todas as 5 mil unidades estaduais serão avaliados em provas de Língua Portuguesa e Matemática. Na última edição, todos os níveis registraram avanço. A expectativa é ir além.