• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 11/01/2016
Pais e Alunos

Sisu abre seleção para vagas em universidades de todo o Brasil

Para participar, estudantes devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio em 2015

Os alunos da rede estadual que participaram da edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já podem se inscrever nas 228 mil vagas de 131 instituições públicas de educação superior, oferecida pela primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições vão até o dia 14 de janeiro.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os interessados em se candidatar no processo de seleção já podem consultar na página do programa as vagas disponíveis com a distribuição por cursos e instituições. O estudante pode se inscrever em até duas opções de vagas, tudo de acordo com a nota que obteve na avaliação nacional.

Clique aqui e confira sua nota no Enem 2015

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu e nas instituições de ensino superior. As matrículas ocorrerão nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada. As notas de corte serão divulgadas nos dias 12, 13 e 14 de janeiro a partir de 9h. Entre os dias 18 de janeiro e 29 de janeiro os candidatos que não foram convocados para sua primeira opção podem entrar na lista de espera. Caso sobrem vagas, as instituições poderão convocar os alunos dessa lista.

Este ano, será a primeira vez que a Universidade de São Paulo (USP), participará do processo. A instituição decidiu que 1.499 das 11.057 vagas do vestibular 2016 serão preenchidas por meio da nota do Enem 2015. Cursos como medicina em São Paulo, audiovisual e engenharia, os mais concorridos da universidade, ficam de fora da adesão ao Enem. Saiba mais aqui.

Clique aqui e confira a tabela com as vagas e cursos da USP que participarão do Sisu 2016

Sobre o Sisu

Trata-se de um sistema eletrônico gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) que seleciona os alunos, de acordo com o desempenho no Enem. Pode fazer a inscrição o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obteve nota na redação que não seja zero. Saiba mais aqui.