• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 03/08/2021
Notícia

Site do Ensino Médio de SP reúne informações e detalhes da implementação em curso

Proposta curricular mais flexível promove o protagonismo estudantil

Já está no ar o site do Ensino Médio de São Paulo. Além de oferecer o Guia do Estudante, a página vinculada à Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) apresenta as principais informações da proposta, que apresenta um currículo mais flexível e promove o protagonismo estudantil, através da oferta de conhecimentos específicos, conforme interesse individual. Entre elas, a organização dos itinerários formativos, o aprofundamento curricular nas áreas do conhecimento, Novotec Expresso, Integrado, perguntas e respostas, além de vídeos com orientações veiculados em programações especiais no Centro de Mídias São Paulo (CMSP).

O Ensino Médio de São Paulo garante o desenvolvimento das competências gerais e específicas de todos os componentes curriculares organizados por área de conhecimento, com aprofundamento e ampliação das aprendizagens relacionadas às competências gerais.

Neste ano, a proposta se tornou realidade para 460 mil estudantes da 1ª série do ensino médio, com a implementação de um novo currículo, que objetiva a formação integral do estudante. O processo de construção coletiva contou, em 2021, com uma escuta organizada em seminários virtuais, com participação de mais de 154 mil estudantes e 18 mil professores. O objetivo foi coletar insumos para a construção dos Itinerários Formativos. Como resultado, foram construídas propostas concretas para os aprofundamentos curriculares.

Participação de 89%
Mais de 376 mil estudantes da 1ª série do ensino médio da rede pública estadual – ou 89% do total – manifestaram interesse nos itinerários formativos do ensino médio de São Paulo. Com os dados obtidos via Secretaria Escolar Digital (SED), as escolas estaduais terão mais subsídios para definirem os aprofundamentos curriculares no decorrer deste ano. Na prática, a oferta desses conteúdos será realidade para a 2ª série, a partir do ano que vem. Saiba mais aqui.

“Os Itinerários Formativos representam a possibilidade concreta de os estudantes estarem no centro do processo de aprendizagem”, indica Gustavo Mendonça, gestor do Ensino Médio de São Paulo.

Mais aulas por semana
A partir de 2022, ocorre a ampliação das aulas semanais. A 2ª série do período diurno passará de 35 para 40 aulas (8 por dia). Enquanto isso, 1ª e 2ª séries do noturno terão 33 aulas (hoje, são 25). Em 2023, as 3ª séries também passam pela mudança. O diurno contará com 40 aulas e o noturno com 33 aulas.

Guia do Estudante
Disponível no portal Seduc-SP, o documento detalha propostas, possibilidades e objetivos envolvidos na iniciativa, que aproxima os estudantes das transformações sociais, do mercado de trabalho e do ensino superior.

Site:
https://novoensinomedio.educacao.sp.gov.br/