O programa Escola da Família cada vez mais amplia seu leque de opções para os adolescentes que passam os finais de semana desenvolvendo atividades poliesportivas e oficinas culturais.
Na mais antiga escola do Tatuapé, a octogenária E.E. Visconde de Congonhas do Campo, ou simplesmente “Congonhas”, onde estudam 1.300 alunos, o skate – esporte radical que ganhou projeção nos anos 90 – vem ganhando adeptos a cada final de semana.
Devidamente paramentados com luvas, joelheiras e capacetes, cerca de 30 garotos fazem manobras ousadas dentro da escola e recebem todo o apoio da diretora Vera Copola e a cumplicidade da professora Fábia Maria, da Leste-5. “Minha felicidade é poder, pelo esporte, livrar das drogas e da violência os jovens com futuro promissor”, diz a diretora.
A turma do skate ainda é praticamente um clube do Bolinha: só há uma garota, Rebeka, de 19 anos, que se diz à vontade no grupo e até agora não enfrentou nenhum problema de preconceito.
No “Congonhas” também há projetos, atividades e oficinas de xadrez, tênis de mesa e jogos de botão. Aos sábados são realizados cursos profissionalizantes de computação.
E, para este ano, a novidade é o curso de libras, específico para alunos de reduzida capacidade de falar e ouvir. A diretora Vera Copola diz que “tudo isso é o início de um projeto que se desenvolverá com o tempo,inclusive com outras oficinas como piano, pintura e artes”.
Inscrições para os cursos no telefone 293-6730
Fabiano Cesar Vinagreiro
Mtb. 42.588/SP