quinta-feira, 21/06/2007

Solidariedade e criatividade dos alunos são recompensadas com prêmios entregues no Palácio dos Bandeirantes

Se ajudar o próximo é bom, já imaginou a sensação de ainda ser recompensado por isso? Foi o aconteceu nesta quarta-feira, dia 20, durante um encontro entre a secretária de […]

Se ajudar o próximo é bom, já imaginou a sensação de ainda ser recompensado por isso? Foi o aconteceu nesta quarta-feira, dia 20, durante um encontro entre a secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, a presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado, Monica Serra, e um grupo formado por alunos, professores e funcionários das escolas estaduais que participaram da Competição de Inverno 2007 , um dos eventos da Campanha do Agasalho, que este ano tem como tema “Quanto mais Gente, mais Quente”.

“Mais uma vez a rede responde a esta proposta de solidariedade. O pouco que se tenha sempre dá para dividir. E quanto mais se divide, mais se multiplica. Todos se envolveram, e muito, nesta iniciativa”, disse a secretária ao abrir o encontro, em forma de lanche da tarde com direito a hambúrguer, cachorro-quente, sorvete e refrigerante para as crianças, pais e convidados. A primeira-dama, Monica Serra, fez questão de ressaltar o empenho de todos. “Queria agradecer as crianças pela criatividade, e aos professores pelo engajamento. Nas mãos de vocês, educadores, a palavra solidariedade se transforma em desenvolvimento”, elogiou.

Premiações

A premiação teve ainda as presenças da secretária-adjunta de Estado da Educação, Carmem Annunziato, e dos responsáveis pelas Coordenadorias de Ensino da Região Metropolitana e da Grande São Paulo, Luiz Cândido Rodrigues Maria, e Edna Matos, da Coordenadoria de Ensino do Interior.

Na categoria Escola Mais Quente , que destaca as que mais arrecadaram agasalhos e confeccionaram peças de lã em cada Diretoria de Ensino, a escola Aladino Polon , do município de Caieiras (DE Caieiras), foi duplamente premiada. Além de ter arrecadado um total de 33.245 peças, foi a unidade que alcançou a maior proporcionalidade: 91,58 peças por aluno.

Foram premiadas ainda as escolas Prof. João Baptista do Amaral Vasconcellos , de Capão Bonito (DE Itapeva), e Profª Francisca de Almeida Góes Brandão , de Presidente Prudente (DE Presidente Prudente). Entre os prêmios para as escolas estão mesas de tênis e pebolim, vídeo, casa de boneca e DVDokê.

No Concurso de Frases , feitas pelos alunos e selecionadas pela equipe da Agência de Publicidade DPZ, a primeira colocada com a frase criada para completar o tema “Solidariedade é…” foi Maysa Barbosa Gomes, de 16 anos, aluna do segundo ano do ensino médio da escola Francisco Pessoa, em Presidente Prudente, com a frase Dividir o calor e multiplicar o amor . “Minha intenção foi tocar as pessoas para que elas sejam mais solidárias”, disse a estudante.

Em segundo lugar ficou a frase Ajudar alguém e não olhar a quem , de Lorrainy Brenda, aluna da sexta série da escola Bairro Nova Itariri , em Miracatu (DE Miracatu). E a terceira posição ficou Giulia Mnie de Oliveira, aluna da segunda série da escola Antonio de Almeida Júnior , de Osasco (DE Osasco), com a frase Ajudarmos aos outros com o coração aberto.

Na categoria Confecção de Peças de Lã , as ganhadoras foram as escolas Deputado Salomão Jorge (DE Carapicuíba), Profª Maria Aparecida Lopes (DE Adamantina), Prof. Francisco Balduíno de Souza (DE Tupã), e Marietta Ferraz de Assunpção (DE Presidente Prudente). As quatro escolas e outras vinte e duas selecionadas pela comissão julgadora das lãs Pinguin e Paramount Têxtil, representadas por Aurino Gonçalez Fuentes e Cida Madeira, ganharam kits para a confecção de um casaco e um cachecol, contendo: bolsa, estojo porta-agulhas, escova com espelho, dois pingüins (porta-sal e porta-pimenta) e oito novelos de lã.

E na categoria Funcionário Destaque , a funcionária da Secretaria da Educação que mais se destacou foi Maria Aparecida Silva Santos, com mais de 176 peças arrecadadas.

Celso Bandarra