segunda-feira, 23/08/2021

Sorocaba terá 50 escolas de ensino integral a partir de 2022

Vice-governador de São Paulo e o Secretário Estadual da Educação cumpriram agenda na cidade na última sexta-feira e inauguraram uma nova creche

Na última sexta-feira (20), em agenda em Sorocaba, o Vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, anunciaram duas novidades educacionais para o município. A primeira delas é a implementação do Programa de Ensino Integral (PEI) na Escola Estadual Professora Ida Yolanda Lanzoni De Barros. Assim, em 2022, 50 das 78 escolas regulares de Sorocaba serão de tempo integral. Em todo estado, no ano que vem, 1.858 escolas serão atendidas pelo PEI. Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas. Assim, em 2022 serão 781 novas unidades dentro do modelo.

“Sorocaba contará com 50 escolas de tempo integral a partir de 2022. Até 2018, era nove escolas. Nossa gestão implantou 41 novas escolas de tempo integral”, destacou Rodrigo Garcia. “Nós estamos com mais de 1.800 escolas de tempo integral”, relembrou.

“Sabemos que a educação é algo que nos vai levar ao futuro, e todo o investimento do nosso governo na Educação é aplicado visando isso”, afirmou Rossieli Soares, que também foi pessoalmente na unidade.

“Estávamos com uma expectativa muito grande, então hoje se concretizou um sonho antigo. É mais um degrau que a gente alcança e tudo que eu puder fazer por essas crianças eu vou lutar muito. Ficamos honrados, orgulhosos e temos que agradecer ao secretário e a equipe que vieram pessoalmente fazer esse anúncio”, celebrou a diretora Roseli Matavell.

É uma grande surpresa o anúncio de mais uma escola PEI, a nossa 50º escola de ensino integral, estamos muito felizes e queremos agradecer ao Secretário Rossieli, nosso Vice-governador e Governador por toda equipe que faz a educação acontecer”, disse a Dirigente de Ensino de Sorocaba, Rossenilda Gomes Farias.

A segunda novidade foi a 152ª entrega do Programa Creche Escola da atual gestão e a primeira da cidade, realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,6 milhão da Secretaria Estadual da Educação em parceria com a prefeitura local.

O Centro de Educação Infantil 135 – Benedicto Ribeiro tem capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A Pasta, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 484 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 137 estão em execução.

Sobre o PEI

Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.

No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.

O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.