• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 29/08/2017
Ensino Fundamental

SP é o Estado com o maior número de inscritos no Encceja para certificação do Ensino Médio

Exame é aplicado para quem não conseguiu frequentar ensino regular

O Enceeja Nacional (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no Brasil) teve 1.573.862 inscritos para a edição de 2017, de acordo com o Inep. São Paulo foi o estado com o maior número de inscritos para a certificação do Ensino Médio, com 233.056 inscritos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Do total de candidatos, 301.583 farão provas para o Ensino Fundamental e 1.272.279, para o Ensino Médio. O exame será aplicado no dia 22 de outubro, em 564 municípios distribuídos em todas as Unidades da Federação.

Os candidatos serão submetidos a provas com questões múltipla escolha (30 por disciplina) e uma redação. As áreas de conhecimento do Fundamental são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática, História e Geografia e Ciências Naturais. Para o Ensino Médio, a prova aborda questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Para obter o certificado ou declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, além da proficiência em redação, cuja nota mínima é de 5 pontos, numa escala que varia de zero a dez pontos.

As provas serão aplicadas no turno matutino, entre 8h e 12h, e vespertino, entre 14h30 e 19h30 (Horário Oficial de Brasília).

Inclusão

Pessoas privadas de liberdade (PPL) ou jovens sob medidas socioeducativas das Unidades Prisionais ou Socioeducativas também podem fazer o exame. Os interessados têm até 1º de setembro para se inscreverem. A Prova para essa modalidade será aplicada nos dias 24 e 25 de outubro.

Sobre o Encceja

Aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o exame oferece oportunidade gratuita de finalização dos estudos. A prova também testa as habilidades, competências e saberes obtidos ao longo do processo de escolarização ou em processos formativos.