segunda-feira, 04/08/2008

SP investe R$ 2,1 milhões em nova escola e Etec em Cajamar

O governo estadual aplicou R$ 2,1 milhões na construção de uma Escola Estadual e na criação de uma Etec (Escola Técnica) em Cajamar, na Região Metropolitana de São Paulo. Com […]

O governo estadual aplicou R$ 2,1 milhões na construção de uma Escola Estadual e na criação de uma Etec (Escola Técnica) em Cajamar, na Região Metropolitana de São Paulo. Com o investimento, o Estado eleva em 840 o número de vagas do Ensino Médio e oferece 120 novas vagas na Etec Cajamar, implantada como classe descentralizada no segundo semestre de 2008, sob administração da Etec Vasco Antonio Venchiarutti, de Jundiaí.

A Escola Estadual Jardim Maria Luiza foi inaugurada na tarde desta segunda-feira, 4, pelo governador José Serra. Na mesma ocasião, ele entregou o prédio que abrigará a Etec.  “Somente aqui nesta região, são 3,3 mil novas vagas no ensino técnico. Em todo o Estado serão 42 mil novas vagas”, disse José Serra, referindo-se ao plano de expansão do ensino técnico que o Governo do Estado está implementando.

Nova escola

A maior parte da verba, ou seja, mais de R$ 1,6 milhão, foi destinada à construção da escola Jardim Maria Luiza, que tem oito salas de aula e 2,7 mil metros de área construída. A nova escola pertence à Diretoria de Ensino da região Caieiras e vai atender demanda de Ensino Médio.

Ao todo são 13 salas, com duas salas de reforço, um centro de leitura, uma sala de uso múltiplo, e uma sala de informática equipada com 12 máquinas completas e uma impressora. Na área administrativa, há uma sala da direção, uma sala para a secretaria, um almoxarifado, uma coordenação, dois banheiros e uma sala para os professores.

Além disso, a unidade tem cozinha, dispensa, refeitório, cantina, três depósitos, três sanitários femininos, três sanitários masculinos, galpão e um elevador e uma quadra coberta. O novo prédio é compartilhado com a Prefeitura de Cajamar na parte da manhã e tarde. À noite, a responsabilidade é do Estado.

“Estamos trabalhando tanto para melhorar a qualidade da educação quanto para aumentar a oferta de novas vagas”, disse a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. “Além disso, temos duas mil obras em andamento para garantir melhor infra-estrutura e estamos investindo pesado na reforma de laboratórios, sala de informática e na compra de novos acervos para bibliotecas” completou a secretária.

Etec

Já a Etec Cajamar irá oferecer os cursos de Administração, Logística e Design Gráfico. Esse último, somente no primeiro semestre do próximo ano. Serão 80 novas vagas para o curso de Administração, divididas entre os períodos da tarde e da noite, e mais 40 vagas para Logística no período noturno. A partir do primeiro semestre de 2009, a escola também vai oferecer 40 vagas à tarde para o curso de Design Gráfico e 80 vagas, divididas entre manhã e noite, para o de Química.

No Vestibulinho da unidade, que foi realizado no dia 6 de julho, 240 inscritos disputaram as 120 vagas.

O prédio da futura Etec dispõe de seis salas de aula, laboratório de informática e biblioteca. Ainda está prevista a construção de um anexo com laboratórios de Design Gráfico e de Química.  O investimento inicial do Governo do Estado, em mobiliário e equipamento, é de R$ 500 mil. Como contrapartida, a prefeitura ficou encarregada da reforma e da adequação do prédio.