• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 22/02/2019
Agenda do secretário

SP lança programa que leva alunos da rede a universidades

Estudantes do Ensino Médio poderão ter acesso a atividades complementares em instuições de ensino superior

Nesta sexta-feira (22), o Governo do Estado de São Paulo lançou o programa “Educa SP”, que levará alunos do Ensino Médio da rede estadual à universidade. Através do projeto, jovens terão acesso a atividades complementares em instituições de ensino superior públicas e privadas parceiras em todo Estado.

Em coletiva de imprensa, no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria comentou que o objetivo do novo programa é oferecer cursos com duração de 6 a 7 meses nos contra turnos escolares.

“De certa forma, é um ‘Corujão da Educação’, porque ele vai ocupar os horários disponíveis nas salas de aula de universidades, garantindo com isso melhor qualidade de ensino e principalmente uma motivação adicional para os alunos da rede”, disse Doria.

Neste projeto piloto, serão atendidos até 30 mil alunos da rede em 2019. O certificado estará atrelado à conclusão do Ensino Médio e a carga horária do curso não vai substituir as aulas regulares, que continuam obrigatórias.

A ideia da Secretaria de Estado da Educação é ofertar conteúdos que deem sentido à trajetória dos alunos e fornecer uma amostra da vida universitária. Além disso, a iniciativa busca reduzir a evasão e abandono escolar e aumentar o rendimento dos estudantes.

“A escola continua sendo o principal loco de aprendizado. Este é um programa opcional para os alunos, que podem ter experiência nas universidades e se interessar pelo ensino superior”, completou o secretário da Educação, Rossieli Soares.

Os cursos terão duração de 200 horas e estarão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As atividades serão propostas pelas universidades, mas ainda passarão pelo crivo da Pasta.

A chamada oficial do programa está prevista para março, quando também será lançado o edital. Já o período de inscrição dos alunos ocorrerá no mês de maio. “Além de termos os melhores laboratórios à disposição, o programa poderá contribuir com o projeto de vida dos nossos alunos”, finalizou Rossieli.