• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 29/04/2013
Imprensa

SP oferece a partir de hoje capacitação em português e matemática para 45 mil educadores de escolas estaduais

Com foco nos anos finais do Ensino Fundamental, programa Melhor Gestão, Melhor Ensino beneficia cerca de 1,7 milhão de alunos da rede estadual  A Secretaria da Educação do Estado de […]

Com foco nos anos finais do Ensino Fundamental, programa Melhor Gestão, Melhor Ensino beneficia cerca de 1,7 milhão de alunos da rede estadual 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferece a partir desta semana formação para professores de matemática e língua portuguesa e para gestores das escolas da rede estadual que atendem a alunos dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. A ação faz parte do programa Melhor Gestão, Melhor Ensino, voltado ao aprimoramento de 45 mil educadores e que beneficiará cerca de 1,7 milhão de alunos em mais de 3.800 unidades de ensino.

A formação para 11 mil gestores e 34 mil docentes começa hoje (29/04) nas 91 diretorias regionais de ensino distribuídas no Estado em encontros presenciais. Já a primeira aula a distância do curso para professores de matemática e língua portuguesa será no dia 20 de maio. O curso pode ser acessado pelo site www.escoladeformacao.sp.gov.br/mgme.

A iniciativa, desenvolvida por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP) e da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), tem foco na Gestão Escolar e no processo de ensino e de aprendizagem de língua portuguesa e de matemática. O objetivo é aprimorar a formação dos gestores e professores com vistas ao melhor desempenho dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental nessas duas áreas do conhecimento, que são a base para a aprendizagem das demais disciplinas.

“Vamos potencializar o trabalho docente, articulando os conteúdos das diferentes áreas para o aprimoramento das competências leitora e escritora dos estudantes. Desse modo, complementaremos as ações voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio para oferecer aos nossos alunos um ensino de qualidade durante toda a educação básica”, afirmou o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

A estimativa é que sejam aplicados até o fim do ano R$ 29,5 milhões na iniciativa, que integra o programa Educação – Compromisso de São Paulo, que tem como objetivos centrais fazer com que a rede estadual de ensino atinja níveis de excelência e que a carreira docente seja uma das mais prestigiadas pelos jovens até 2030.

As atividades do programa tiveram início em 1º de abril, com a formação de cerca de 900 professores-coordenadores de núcleos pedagógicos, especialistas em língua portuguesa, matemática e tecnologia além de supervisores de ensino das 91 diretorias regionais de ensino do Estado de São Paulo que serão os formadores dos participantes dessa segunda etapa.

Os cursos serão semipresenciais e serão válidos para a evolução funcional dos servidores. Docentes, supervisores de ensino e professores-coordenadores de núcleos pedagógicos terão 60 horas de aulas no total. Para gestores, serão 80 horas de aulas.

A terceira etapa, prevista para o segundo semestre de 2013, visa oferecer formação continuada, a distância, a todos os profissionais envolvidos na ação, de modo a proporcionar apoio e acompanhamento constante.