Com foco nos anos finais do Ensino Fundamental, programa Melhor Gestão, Melhor Ensino beneficia cerca de 1,7 milhão de alunos da rede estadual
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferece a partir desta semana formação para professores de matemática e língua portuguesa e para gestores das escolas da rede estadual que atendem a alunos dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. A ação faz parte do programa Melhor Gestão, Melhor Ensino, voltado ao aprimoramento de 45 mil educadores e que beneficiará cerca de 1,7 milhão de alunos em mais de 3.800 unidades de ensino.
A formação para 11 mil gestores e 34 mil docentes começa hoje (29/04) nas 91 diretorias regionais de ensino distribuídas no Estado em encontros presenciais. Já a primeira aula a distância do curso para professores de matemática e língua portuguesa será no dia 20 de maio. O curso pode ser acessado pelo site www.escoladeformacao.sp.gov.br/mgme.
A iniciativa, desenvolvida por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP) e da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), tem foco na Gestão Escolar e no processo de ensino e de aprendizagem de língua portuguesa e de matemática. O objetivo é aprimorar a formação dos gestores e professores com vistas ao melhor desempenho dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental nessas duas áreas do conhecimento, que são a base para a aprendizagem das demais disciplinas.
“Vamos potencializar o trabalho docente, articulando os conteúdos das diferentes áreas para o aprimoramento das competências leitora e escritora dos estudantes. Desse modo, complementaremos as ações voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio para oferecer aos nossos alunos um ensino de qualidade durante toda a educação básica”, afirmou o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
A estimativa é que sejam aplicados até o fim do ano R$ 29,5 milhões na iniciativa, que integra o programa Educação – Compromisso de São Paulo, que tem como objetivos centrais fazer com que a rede estadual de ensino atinja níveis de excelência e que a carreira docente seja uma das mais prestigiadas pelos jovens até 2030.
As atividades do programa tiveram início em 1º de abril, com a formação de cerca de 900 professores-coordenadores de núcleos pedagógicos, especialistas em língua portuguesa, matemática e tecnologia além de supervisores de ensino das 91 diretorias regionais de ensino do Estado de São Paulo que serão os formadores dos participantes dessa segunda etapa.
Os cursos serão semipresenciais e serão válidos para a evolução funcional dos servidores. Docentes, supervisores de ensino e professores-coordenadores de núcleos pedagógicos terão 60 horas de aulas no total. Para gestores, serão 80 horas de aulas.
A terceira etapa, prevista para o segundo semestre de 2013, visa oferecer formação continuada, a distância, a todos os profissionais envolvidos na ação, de modo a proporcionar apoio e acompanhamento constante.