• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 27/04/2006
Últimas Notícias

SPA ESCOLA é implantado com sucesso no município de Itapeva

Espaço para aprender também ensina a cuidar da saúde e da beleza, tudo para melhorar a auto-estima Cuidados com a saúde, alimentação, beleza e até massagens, entre outras atividades. Você […]

Espaço para aprender também ensina a cuidar da saúde e da beleza, tudo para melhorar a auto-estima

Cuidados com a saúde, alimentação, beleza e até massagens, entre outras atividades. Você já imaginou tudo isso dentro de uma escola estadual? O projeto SPA ESCOLA implantado há um mês na Escola Estadual Jeminiano David Müzel, em Itapeva, no interior do Estado, traz isso e muito mais para a comunidade, animada por poder participar e usufruir de todos estes serviços.

Cerca de 800 pessoas entre jovens, crianças e adultos estão freqüentado assiduamente as atividades que estimulam e destacam a necessidade do ser humano em buscar a qualidade de vida. Marli Rodrigues da Silva, 45 anos, que virou freqüentadora assídua do programa, é um bom exemplo disso. “As aulas são bem instruídas e a variedade de atividades é muito boa. Estou gostando bastante, me sinto satisfeita”, comenta Marli.

Terapia

Já Sidnéia Dias da Luz de 34 anos, aluna de artesanato, conta que a atividade foi uma das melhores “armas” para ela poder relaxar e distrair a cabeça. “Muita coisa mudou na minha vida desde que iniciei as aulas. A primeira delas foi a irritação. Antes eu andava estressada, agitada, hoje estou mais calma, é uma terapia”, diz a aluna.

O projeto, que faz parte do Programa Escola da Família, possui diversas atividades, organizadas e distribuídas em quatro eixos: beleza, movimentos, roda de conversa e saúde/ nutrição.

Beleza

O salão, coordenado pela universitária Janaína Inácio e muito procurado pela comunidade, oferece todo tipo de cuidados com o cabelo: corte, hidratação, tintura, chapinha e escova, além dos serviços de manicure, depilação, e acerto das sobrancelhas, tudo de graça.

Movimentos

Coordenado pela universitária Luciane Chueri, desenvolve aulas de alongamento, musculação, axé e aeróbica. Tudo para manter a saúde e o corpo em forma.

Roda de conversa

Desenvolvido para ouvir e estimular o bate-papo com os participantes. É supervisionado pela universitária Alene Santos e visa aconselhar os freqüentadores nas diversas situações vivenciadas por eles.

Saúde/nutrição

Coordenado pela educadora universitária Marini Ferreira, busca ensinar como se alimentar bem, com qualidade e gastando pouco. A atividade também é bastante procurada.

 

E não é só

O Programa Escola da Família, oferece outras atividades e oficinas, como por exemplo o artesanato e a brinquedoteca. Para a educadora profissional Amélia Maria Veiga Amâncio Fogaça de Almeida, trabalhar na unidade escolar é um prazer por conta da mudança positiva que ocorre na vida dos participantes. “Percebo que a cada final de semana que passa, mais pessoas participam e valorizam as ações do programa. A escola tem sido um local acolhedor e podemos dizer, o segundo lar da comunidade”, completa a educadora.

O Projeto

O projeto SPA Escola tem como objetivo inserir na comunidade a importância do desenvolvimento de hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas regulares, reeducação alimentar, cuidados com saúde e beleza – potencializando os eixos saúde e esporte.

Números

O projeto é realizado atualmente em 350 escolas estaduais. A iniciativa surgiu no ano passado em 56 escolas das 13 diretorias de ensino da Capital. Este ano, o SPA Escola foi implantado também em algumas escolas das outras 77 diretorias de ensino espalhadas pelo Estado.