• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 17/09/2003
Últimas Notícias

Street Dance, coral e MPB marcaram a abertura da semana de homenagens aos portadores de deficiência

Atrações em vários locais vão até o dia 26 O coral de crianças da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), de São Paulo, foi a grande atração da […]

Atrações em vários locais vão até o dia 26

O coral de crianças da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), de São Paulo, foi a grande atração da abertura da semana de homenagens ao Dia Nacional das Pessoas Portadoras de Deficiência. O evento deste 19 de setembro foi marcado pela emoção a cada música executada na sede do Cape (Centro de Apoio Especial), zona sul da cidade.

O jovem Weberton, que fez percussão e se despediu mandando um beijo aos presentes, encantou a todos e foi lembrado no discurso do professor Fábio Saba, Secretário adjunto da Secretaria de Estado da Educação. Ele lembrou o quanto é importante o uso da música para o desenvolvimento das diversas formas de expressão. “Devemos ser mais solidários com as pessoas que nos cercam e temos que usar a tecnologia disponível para nos aproximarmos mais das pessoas”, ressaltou Saba. O presidente do CEAPPD, José Oliveira Justino, lembrou que muito já foi conquistado em relação à inclusão dos portadores de deficiência, mas “ainda há muito trabalho a ser feito”.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência, em 21 de setembro, será lembrado durante toda a semana com exposições de trabalhos realizados por pessoas portadoras de deficiência. A semana de atividades foi proposta pelo CAPE – Centro de Apoio Especial, com apoio do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência (CEAPPD).

Fernando Gerassi, aluno da EE Oswaldo Aranha, portador de deficiência visual, tocou violão e fez todos os presentes cantarem junto com ele a música “Garota de Ipanema”. Quem também encantou o público foi o Grupo “Força em Ação” de Street Dance, formado por 16 adolescentes com deficiência auditiva, com idades entre 15 e 19 anos, da EE Profª. Wilma Ragazzi Boccardo.

“Ainda temos que discutir as formas de preconceito que existem nas famílias de todos os alunos do Estado e o CAPE é um referencial para isso em São Paulo e no Brasil”, diz a professora Arlete Scotto, Coordenadora da GOGSP – Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo. A Coordenadora do CAPE, professora Maria Alice Rosmanin, lembra ainda que é preciso prever dias de luta no calendário social do País.

Durante toda a semana, atividades artísticas que incluem pinturas e esculturas, entre outras, estarão expostas em diversos locais da capital. Os alunos e o público em geral poderão visitar as exposições dessas obras criadas por pessoas portadoras de necessidades especiais. Para os professores e funcionários da rede, a Secretaria Estadual de Educação realizará no dia 22 uma videoconferência sobre Educação Inclusiva e os Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATPs) de Educação Física, das 89 Diretorias de Ensino, poderão contar com orientações técnicas para suas aulas com alunos especiais durante os dias 23 e 26.

Confira outros locais com exposições e apresentações:

CAPE
R. Pensilvânia, 115
Dias 23 a 26 – das 09 às 17 horas
Exposições de Pintura

Estação Especial da Lapa
Rua Guaicurus, 1274,
Dia 22/09 – às 16 horas
Apresentações artísticas.

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
R. Bela Cintra, 1.032
Dias 15 a 26 – das 08 às 18 horas
Exposições de Pintura

Cristiane Agonio