quinta-feira, 23/10/2014
Pais e Alunos

Subsecretária da Educação envia mensagem para professores sobre o Saresp

Avaliação que envolve 1,3 milhão de alunos da rede acontece nos dias 11 e 12 de novembro

No mês de novembro, mais de 1,3 milhão de alunos do 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual farão as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo 2014 (Saresp), aplicado desde 1996, com a finalidade de produzir um diagnóstico da escolaridade básica paulista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Raquel Volpato, subsecretária de Articulação Regional da Educação, ressalta a importância da avaliação. “O Saresp é muito importante porque, por meio desta avaliação, é que os governantes têm a visão de como anda a política pública na Educação”.

Serão avaliados os conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Física e Química) além de redação. Os resultados são utilizados para orientar as ações da Secretaria da Educação e também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).

Nesta edição, além dos alunos da rede estadual, mais de 800 mil estudantes das redes particulares, SESI e Centro Paula Souza também participam da prova, totalizando 2,1 milhões de inscritos.

Página exclusiva do Saresp

No Portal da Secretaria, os alunos e professores podem acessar uma página exclusiva com todas as informações sobre a prova. Em 2014, a avaliação está marcada para os dias 11 e 12 de novembro.

“O Saresp avalia competências. Portanto, cabe aos professores desenvolver competências, ensinar ao aluno o que ele pode aplicar no dia a dia”, afirma a subsecretária.