• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 06/05/2013
Boas Práticas

Surfe conquista alunos da rede estadual e ajuda a melhorar desempenho escolar

Projeto Ondas, criado por bicampeão brasileiro de surfe, atende 60 crianças da rede pública

A prancha de surfe parece ser maior do que as crianças. Mesmo assim, cerca de 20 alunos com idade entre 8 e 16 anos levam, sem nenhuma dificuldade, o acessório rumo à praia da Enseada, no Guarujá. O tempo e as ondas parecem perfeitos. Mas pela animação do grupo, mesmo se estivesse frio e com poucas ondas haveria alunos dispostos a surfar.

O grupo, que se reúne três vezes por semana por cerca de 3 horas, participa do Projeto Ondas, criado pelo bicampeão brasileiro de surfe, Jojó de Olivença. Muito além de surf, a iniciativa também atrai os alunos da rede pública por abordar assuntos como meio ambiente, música, cultura, educação e qualificação profissional.

“Usamos o esporte como ferramenta de educação e inclusão social. Oferecemos reforço escolar, palestras e reforçamos a importância da participação dos pais. Depois de três meses no projeto já conseguimos observar as mudanças na postura do aluno, no comportamento, no linguajar e no convívio em grupo”, afirma o fundador do projeto, Jojó de Olivença.

Para Wilma Aparecida, mãe de 4 alunos do projeto e da rede estadual, a iniciativa foi o respaldo que precisava para ajudar na criação dos filhos. “Desde o momento em que começaram a participar eles se empenharam mais na escola e passaram a ter uma mentalidade completamente diferente”, revela Wilma.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Desde o surgimento do projeto, há cerca de 5 anos, aproximadamente 500 alunos passaram pela escola de surfe. Dentre esses estudantes, uma das filhas de dona Wilma, a aluna da E.E. Paulo Clemente Santini, Thaina Aparecida Vieira. “Essa foi uma oportunidade única. Aprendi a acreditar em mim e descobri que posso realizar meus sonhos”, conta emocionada.