• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 03/06/2016
A Escola Que Queremos

Sustentabilidade é o lema da E.E. Professor Coriolano Monteiro

Localizada em Campinas, escola promove inúmeras atividades para o meio ambiente

Horta sustentável, criação de um biomapa dos arredores da escola, entre outras ações sobre Meio Ambiente. Tudo isso faz parte do projeto “Geração Sustentável”, iniciativa que envolve toda a E.E. Professor Coriolano Monteiro e que visa a educação ambiental de alunos e comunidade.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A unidade de ensino, que fica em Campinas, está cercada por uma grande área nativa, com árvores e fazendas para o cultivo de milho, feijão, abóbora, bananeiras, entre outros alimentos. Também está perto de linhas de trem e rodovias. E para promover um olhar mais diversificado e atento sobre o entorno da escola, alunos, professores e comunidade construíram um Biomapa para identificar tudo o que envolve o Meio Ambiente na área próxima da escola.

Com a atividade, alunos e professores puderam não só entender e conhecer melhor a região em que a escola está situada, como identificar outros pontos de lazer da cidade como o parque ecológico, que oferece para os estudantes o projeto “Quero-Quero”, que promove atividades culturais de teatro, pinturas, musicais e estudo de outras línguas. Tudo ao ar livre, para que os jovens tenham contato direto com a natureza.

Os resultados do Biomapa também deram a oportunidade para a escola organizar atividades de plantio de árvores nativas e plantas ornamentais com os jovens.

Horta sustentável

Educação ambiental também aborda a questão alimentar. E pensando numa alimentação mais saudável de seus estudantes, a escola construiu uma horta para o plantio de alimentos saudáveis como tomate, beterraba e alface. O espaço também conta com a ajuda de uma “associação”, criada pela comunidade local com o objetivo de administrar reuniões, assembleias, cursos e outros eventos e integração para os jovens da região.

A professora Ariane Andrade do Santos é quem coordena as atividades do Geração Sustentável, ao lado do educador Amandi Buzon Rodelli. “Tentamos mostrar a outras gerações os impactos que as ações do ser humano causam ao Meio Ambiente. E essas atividades com os estudantes nos possibilitam em ajudar a diminuir esse impacto”, afirma a docente.