• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 27/03/2009
Últimas Notícias

Tabuleiro gigante irá levar jogo de exercícios físicos a alunos de escolas estaduais

?Para completar circuito alunos poderão praticar uma hora de atividade nas aulas de educação física A Secretaria de Estado da Educação acaba de lançar um projeto de incentivo a pratica […]

?Para completar circuito alunos poderão praticar uma hora de atividade nas aulas de educação física

A Secretaria de Estado da Educação acaba de lançar um projeto de incentivo a pratica de atividade física para os alunos da rede estadual. Um tapete de lona de 24 metros quadrados simula um tabuleiro onde estão pintadas as casas do “jogo”, para que os alunos possam se exercitar nas aulas de educação física.

Cada casa representa um tipo de exercício. Com um grande dado de espuma os alunos andam pelo tabuleiro até completarem o jogo. Para chegar ao final do circuito os participantes realizam diversos tipos de atividades físicas, como corrida, abdominais, polichinelos, corda. O trajeto entre a primeira e a última casa do jogo leva em média uma hora para ser completado.

O tabuleiro gigante foi desenvolvido pelo Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), parceiro da Secretaria. Foram produzidos, inicialmente, 250 jogos, que serão distribuídos a partir do próximo mês às 91 Diretorias de Ensino de todo o Estado. O jogo poderá ser utilizado nas aulas de educação física e também em atividades recreativas promovidas pelas diretorias de ensino.

Além de incentivar a pratica de exercícios de forma lúdica, o tabuleiro também trabalha a importância de atividades em grupo. Um diferencial do jogo desenvolvido para os estudantes da rede estadual em relação a jogos semelhantes é que não há castigo aos competidores. Outra característica do tabuleiro gigante é que os alunos podem entrar na brincadeira em qualquer estágio do jogo, permitindo um número ilimitado de participantes.

“É fundamental incentivarmos crianças e jovens da rede estadual a terem uma vida saudável. Atividade física é fundamental e fica mais prazerosa quando associada à brincadeiras e jogos”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.