sexta-feira, 12/03/2004

Teatro, esporte e voluntariado no fim de semana

Cada unidade escolar possui características próprias e atividades que atendem à comunidade local da melhor forma possível. Por isso, algumas atividades são mais regionalizadas do que outras. Por outro lado, […]

Cada unidade escolar possui características próprias e atividades que atendem à comunidade local da melhor forma possível. Por isso, algumas atividades são mais regionalizadas do que outras. Por outro lado, o famoso “país do futebol” continua mantendo sua tradição: é difícil encontrar escola em que a “pelada” não entre na programação de final de semana. Confira algumas das atividades dos dias 13 e 14 de março:

Ballet Stagium

Neste sábado, o Ballet Stagium fará a apresentação do espetáculo “Danças da Ilha de Santa Cruz”, às 11 horas, na E.E. Sebastião de Souza Bueno – DE Norte 1. A companhia de dança é uma das mais recentes parceiras do Programa Escola da Família e tem levado às escolas, por intermédio do Projeto Joaninha, apresentações que estimulam o interesse pela dança e pela cultura.

O Projeto Joaninha foi criado em 2000 e conta, atualmente, com 100 crianças de 7 a 16 anos, todos alunos da rede pública de ensino. É um celeiro de talentos, crianças e jovens que estão tendo a oportunidade de desenvolver seu lado artístico.

O espetáculo “Danças da Ilha de Santa Cruz” – coreografado por Décio Otero e dirigido por Marika Gidali – é sobre a história do Brasil. Música popular e erudita se misturam entre danças étnicas, contemporâneas, danças de roda sacra e profana e a dança de rua. Além dessa mescla, o espetáculo se baseou no poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves, e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Centro de Controle de Zoonoses

Outro parceiro do Programa que terá atividades espelhadas pela capital, neste final de semana, é o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Dando continuidade ao trabalho de conscientização da posse responsável de animais, os profissionais e voluntários do CCZ estarão sábado, às 9 horas, nas seguintes escolas:

E.E. Prof. Geraldo Homero de França Ottoni – DE Norte 1

E.E. Prof. Carlos Henrique Liberalli – DE Leste 3

E.E. Prof. Joaquim Torres Santiago – DE Leste 1

E.E. Prof. Yolanda Bernerdini Robert – DE Sul 1

Trabalho em Equipe

Na E.E. Prof. João Luiz de Godoy Moreira, da Diretoria de Ensino Guarulhos Norte, os quatro educadores universitários que participam do programa estão potencializando o trabalho desenvolvido aos finais de semana. A divisão de tarefas e integração do grupo têm sido os segredos do sucesso desta equipe. A bolsista Alessandra Martins ficou responsável pelo eixo da Capacitação para o Trabalho; Ana Paula Merga cuida de Línguas e Cultura; Monique Camara coordena tudo que estiver envolvido com recreação e integração; enquanto Marcelo Oliveira se dedica às atividades relacionadas a esportes e lazer. Com a ajuda dos voluntários, cerca de 30 atividades entram na programação da escola. Nos dias 13 e 14 de março, quem aparecer por lá verá oficinas de leitura dinâmica, pré-vestibular, informática, escolinha de futebol, corte e costura, tapeçaria, contadores de histórias, teatro, dança, contabilidade, auxiliar administrativo, entre outras.

Ana Paula Teixeira