quinta-feira, 03/06/2004

Teatro-Esporte, uma nova dramaturgia nos palcos das escolas estaduais paulistas

A Diretoria de Projetos Especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), por meio de sua Gerência de Projetos Pedagógicos, contemplou, com o espetáculo “Um olhar sobre a cidade […]

A Diretoria de Projetos Especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), por meio de sua Gerência de Projetos Pedagógicos, contemplou, com o espetáculo “Um olhar sobre a cidade e sua gente”, mais de 2 mil alunos em seis escolas da COGSP no primeiro trimestre de 2004.

A novidade está na forma diferente de fazer teatro, o Teatro-Esporte, oferecido pela Sociedade Pró-Projeto Teatral Dano Brasileiro. A iniciativa é da produtora Vera Achatkin, por meio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, do qual faz parte.

No Teatro-Esporte, através de desafios lançados pelo público que torce e aplaude as performances, dois times pisam no palco pela disputa na arte de improvisar. Ao final de cada cena, ou etapa, faz-se a votação, ou a marcação do gol, e a impossibilidade de previsão do resultado traz para essa forma de dramaturgia o caráter de modalidade esportiva.

“Como o próprio nome já diz é a fusão do teatro com o esporte. Brecht, escritor e dramaturgo alemão, dizia que o teatro deveria ser como o futebol, capaz de mobilizar o público como num estádio”, afirma Vera. Segundo a produtora, Keith Johnstone o atendeu, criando o Teatro-Esporte. “Um teatro de pura improvisação baseado apenas na habilidade do ator em lidar com o inesperado, pois, não há texto, marca de direção e também nenhum outro esconderijo ou proteção”, finalizou.

Carolina Guedes