sexta-feira, 21/11/2003

Teatro itinerante promove cultura e diversão nas escolas estaduais do interior de São Paulo

Os espetáculos infantis são realizados em salas de aulas e fazem muito sucesso Interagir com alunos colocando-os como participantes integrados à temática da peça teatral. Assim nasceu o “Teatro da […]

Os espetáculos infantis são realizados em salas de aulas e fazem muito sucesso

Interagir com alunos colocando-os como participantes integrados à temática da peça teatral. Assim nasceu o “Teatro da Classe”, um projeto inovador envolvendo escolas, comunidade, alunos e educadores com espetáculos teatrais infantis em salas de aulas que já beneficiaram mais de 5 mil alunos de 40 escolas das cidades do interior do Estado.

O projeto, também conhecido como “Sentado Não Fico”, começou nas escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental (1a a 4a série) de Piracicaba em 2002 e a partir daí não parou mais. O sucesso alcançado no ano passado rendeu até premiação na Câmara de Vereadores da cidade como o espetáculo do ano. Além da apresentação de textos com figurinos e cenários montados, a peça também é um musical interativo buscando no talento criativo dos jovens artistas momentos de alegria e despojamento.

O grupo de atores já passou por quatro municípios (Piracicaba, São Pedro, Saltinho, Santa Bárbara) e a partir de fevereiro do ano que vem pretende visitar mais de 60 escolas das cidades de Americana, Limeira, Capivari e Piracicaba. Na região de Piracicaba 25 escolas públicas e particulares já foram beneficiadas com o projeto.

Este ano a companhia, formada por seis alunos atores, está apresentando a peça “Xii As Cores Sumiram!” com temas voltados ao meio – ambiente. Na estória um mago em busca das cores, e uma bruxa poluidora fazem parte do enredo que a classe constrói junto com os atores.

A peça é muito atraente para as crianças: conta uma história com fadas, bruxas e personagens engraçados, que de repente se vêem sem as cores por causa da poluição do meio ambiente. O objetivo do grupo é conscientizar os alunos da necessidade da preservação da natureza.

O grupo teatral é constituído por alunos de escolas públicas e a formação de cada um é feita por meio de workshops desenvolvidos na Diretoria de Ensino de Piracicaba. Os seis alunos atores foram escolhidos depois de uma rigorosa seleção com mais de 76 estudantes de oitavas séries. Foram selecionados por meio de exigência fundamentada nos parâmetros de equilíbrio emocional, voz, variação de personagens e interatividade com o público

“O ‘teatro classe’ sai do convencional quando propõe encontrar na sala de aula o ambiente propício para apresentar um espetáculo teatral. O elenco interage com o público não deixando-o isolado, como acontece no teatro convencional”, declarou o supervisor de ensino e idealizador do projeto, professor Alceu Marozi Riguetto.

Para Fernanda Souza, 16 anos, participar do teatro-escola é motivo de orgulho. “Foram seis meses de ensaios e mais de vinte e duas apresentações, para mim é uma experiência inovadora”, acrescenta. Já para a atriz-aluna Viviane Campassi, encarar uma bruxa num espetáculo infantil e interagir com a classe é gratificante: “O teatro da classe valoriza a nossa competência”.

Em fevereiro terá início mais um workshop para os ensaios da nova peça musical “Os Aborrecentes”, que será apresentada por cinco novos atores em escolas de Ensino Médio a partir do segundo semestre do ano que vem. A peça é uma sátira sobre os adolescentes, considerados “aborrecentes” por algumas pessoas.

Paola Martins